Hub de Inovação e Parque Tecnológico do Semiárido são destaque na reunião da COINCITEC no GO!RN

31/10/2022   11h58

A atuação do Hub de Inovação do Banco do Nordeste (Hubine) e a apresentação do Parque Científico e Tecnológico do Semiárido (PCTEC Semiárido) foram destaque da 5ª Reunião Ordinária da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da Federação das Indústrias do RN (COINCITEC/FIERN), na última sexta-feira (28). O encontro reuniu o ecossistema de inovação do estado no GO!RN, maior evento de empreendedorismo inovador, startups, tecnologia e transformação digital do RN.

Para o diretor de Inovação da FIERN e presidente da COINCITEC, Djalma Barbosa da Cunha Júnior, a realização da reunião no evento foi enriquecedora para a Comissão. “A decisão de realizar a reunião dentro da programação do evento foi para trazer os atores do ecossistema de inovação, de forma que eles entendam como funciona o GO!RN. Isso gera um ambiente mais propício para as conexões”, afirma.

“O ecossistema de inovação vem avançando de forma muito rápida e o mais importante são essas conexões estabelecidas entre as entidades no que diz respeito ao empreendedorismo e à inovação. A FIERN tem um papel fundamental de conectar as indústrias às startups, investidores e instituições de ciência e tecnologia para buscar soluções e retornos aos negócios”, completa Djalma.

Já a secretária executiva da COINCITEC e gerente do Núcleo de Apoio à Gestão de Inovação da FIERN (NAGI/FIERN), Susie Macedo, comenta que é muito rico estar com o ecossistema em um ambiente com toda a atmosfera de inovação, ciência e tecnologia. “Além disso, é muito importante conhecer as ações do Hubine do BNB e o projeto do PCTEC Semiárido, que são mais iniciativas que fortalecem o ecossistema de inovação não só no nosso estado, mas na região Nordeste”, aponta.

A COINCITEC é formada por representantes de empresas do setor produtivo, do poder público e de instituições acadêmicas que formam ecossistema de inovação do estado para buscar soluções para os gargalos que perpassam as temáticas de inovação, ciência e tecnologia.

Hubine e o fomento à inovação

Ana Paula Machado, gerente-executiva do Hub de Inovação do Banco do Nordeste apresentou as ações do banco para fomentar empresas inovadoras na região, principalmente com as linhas de crédito especiais para ações em inovação (FNE Inovação) e para startups (FNE Startups).

“A atuação do Hubine é focada em dois pilares, que são o ecossistema de inovação e a gestão da inovação para o Banco do Nordeste. Para o ecossistema de inovação, o foco é o desenvolvimento do empreendedor inovador, além do apoio às startups”, explica Machado.

PCTEC Semiárido amplia inovação no interior

O interior potiguar terá mais uma importante estrutura para o debate e os trabalhos em inovação, ciência e tecnologia com o Parque Científico e Tecnológico do Semiárido. O diretor do PCTEC Semiárido, Júlio César Rodrigues, da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), apresentou o projeto e o plano de atuação do Parque.

“O PCTEC Semiárido nasce como referência à região onde está. Não buscamos ser o Vale do Silício ou o MIT, mas queremos ter nossa identidade e desenvolver soluções para nossa terra”, comenta o diretor do Parque. “Temos empresas fortes, principalmente do Agro, além de universidades muito produtivas e parceiros importantes do setor público que vão compor nosso Parque e ampliar o ecossistema de inovação do estado, que tem muitas iniciativas pelo interior, mas se concentra muito na região metropolitana da capital”, ressalta Rodrigues.

Ações dos GTs

A reunião também serviu para que os coordenadores dos Grupos de Trabalho (GT) da Comissão apresentassem os resultados e as últimas ações.

O GT 1, de Inovação, Ciência e Tecnologia, apresentou o Conexões RN: Indústria e Academia. O projeto busca aproximar os setores produtivos do estado às instituições de ciência e tecnologia para buscar soluções inovadoras para gargalos e desafios de cada setor. A primeira edição reuniu empresas de laticínios e ICTs, em evento na Casa da Indústria, dia 26, quando foram apresentadas tendências do mercado e do consumo de laticínios no Brasil e no mundo e foi lançado o Catálogo de Tecnologias de Laticínios do RN, produzido pelo GT 1.

Já o GT 2, de Educação e Formação Empreendedora, teve como destaque o projeto piloto Empreendedorando, que capacita 30 jovens das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Escola Estadual Prof. Luiz Antônio para o desenvolvimento de talentos em empreendedorismo. A iniciativa busca fornecer aos alunos habilidades e conhecimentos para empreender e prepararem-se para as exigências do mercado de trabalho alicerçados em práticas voltada para a transformação digital.

O GT 3, que trata de Questões Regulatórias e Políticas Públicas, conta com representação do Governo do Estado e da Prefeitura do Natal. Da parte do Governo, foram apresentados os avanços do Marco de Ciências, Tecnologia e Inovação e a implantação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), em Macaíba. Já a representação da Prefeitura mostrou as atualizações da legislação em Ciências, Tecnologia e Inovação e do Fundo Municipal de Apoio à Ciência e Tecnologia (Faciten).

Por fim, no GT 4, de Fomento à Inovação, foi ressaltada a realização do próprio GO!RN, como também o trabalho de mapeamento das aceleradoras de startups em todo o estado.