O Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN) concluiu mais uma iniciativa voltada ao fortalecimento das competências de liderança no setor produtivo potiguar, na última semana de junho. Realizado na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), o curso “Liderança Humanizada” foi promovido em parceria com o Sindicato de Reciclagem e Descartáveis do Rio Grande do Norte (SINDRECICLA-RN).
Ao todo, 29 colaboradores de nove empresas vinculadas ao sindicato participaram da capacitação ministrada pelo consultor Saulo Diniz. A formação teve como foco o desenvolvimento de habilidades essenciais à liderança, como escuta ativa, empatia, gestão de pessoas e criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.
O presidente do sindicato, Etelvino Patrício, destacou a importância da capacitação para promover um ambiente mais acolhedor e empático nas empresas. “Essa é uma capacitação voltada ao desenvolvimento de pessoas que são fundamentais no dia a dia das indústrias, pois estão à frente dos processos e conduzem suas equipes ao alcance de metas e objetivos”, disse.
“Para nós, que estamos à frente do SINDRECICLA, é um momento de muita alegria. Deixo aqui o nosso agradecimento a todos os parceiros e associados que participaram deste primeiro curso promovido pelo sindicato, com a certeza de que outros virão, inclusive em novas áreas. Agradeço à FIERN, por meio do presidente Roberto Serquiz, e ao superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, pelo apoio à realização desta formação para os nossos associados”, completou.
Desde a aula inaugural, realizada em 22 de maio, os participantes foram convidados a refletir sobre suas práticas profissionais, com ênfase na valorização humana, conforme explica o consultor Saulo Diniz. “O curso de liderança humanizada trabalha diversas dimensões, como comunicação, relacionamento interpessoal, motivação e ética para que o líder enxergue o colaborador como ser humano, com falhas e potencial. Fazemos reflexões para que os participantes desenvolvam esse olhar mais empático e transformador sobre suas equipes”, afirma.
A participante Josiane Silva, da empresa Reciaço Reciclagem, destacou o aprendizado e a experiência que a formação proporcionou. “Estou saindo encantada. O conteúdo, o conhecimento e a troca com outras empresas foram muito enriquecedores. Aprendi muito e me sinto mais preparada para contribuir ainda mais com o setor e com minha empresa”, disse.