A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e o Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Norte (IEL-RN), com apoio do Programa de Apoio à Competitividade de Micro e Pequenas Empresas (Procompi), realizaram, nesta terça-feira (1º), a imersão “A Arte de Vender – Inteligência Artificial”. O evento reuniu cerca de 100 participantes, entre empresas associadas e não associadas, no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, sede da FIERN, em alusão ao Dia Nacional do Vendedor.
Com o objetivo de mostrar como grandes marcas usam inteligência artificial (IA) para aumentar suas vendas, o evento contou com palestra do especialista Alberto Kastro, CEO da Escola de Leads. A palestra abordou o uso da IA no relacionamento com clientes e na otimização de processos internos.
Ele compartilhou estratégias aplicadas por empresas como Samsung, Honda e XP Investimentos, além de apresentar ferramentas de IA como ChatGPT, Gemini, Copilot e ChatPDF, entre outras.
Durante sua apresentação, Kastro elogiou a postura da FIERN em relação à inovação. “Essa é a casa que mais abraça a inovação. Sempre que trago um projeto, a FIERN adere”, afirmou, destacando o apoio contínuo da Federação a iniciativas tecnológicas.
O superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra, também enfatizou o compromisso do Sistema FIERN com a modernização das indústrias locais. “O Sistema FIERN, através do IEL e da Federação, está constantemente buscando oferecer ao setor produtivo, sejam indústrias sindicalizadas ou não, o que há de mais moderno em educação e capacitação”, pontuou.
Kesiane Santana, gestora do Procompi no RN, explicou que a imersão foi estendida para além das empresas participantes do programa devido à relevância do tema. “Decidimos ampliar isso para outras empresas, de forma a que todas possam usufruir dos ganhos proporcionados pela transformação digital e alcançar resultados significativos em seus negócios”, afirmou.
Entre os empresários que fizeram a Imersão, Sandro Peixoto, diretor da FIERN, reforçou a importância do tema para o setor industrial do estado. “Essa é uma iniciativa que não só abraça a inovação, mas coloca as indústrias do RN na vanguarda das tendências tecnológicas. A inteligência artificial já faz parte do nosso cotidiano, e empresários que a adotam conseguem se destacar no mercado”, disse.
Rebeka França, gerente executiva de Operações e Negócios do IEL-RN, destacou a importância da imersão para a evolução das empresas no cenário atual. “Ao trazer as mais recentes tecnologias e suas aplicações no mercado, os empresários não apenas se adaptam melhor às mudanças, mas também conseguem identificar novas oportunidades de negócio. O evento também criou um ambiente propício para o networking, fortalecendo a economia local e promovendo o crescimento sustentável no estado”, explicou.
Verônica Melo, gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, abordou como a IA pode melhorar a eficiência e competitividade das empresas. “A inteligência artificial é extremamente relevante, pois torna as empresas mais eficientes, melhora a automação dos processos produtivos, otimiza os recursos e personaliza o atendimento ao cliente, gerando mais agilidade e valor para os negócios”, destacou Melo.
Procompi
O Procompi é uma parceria de longa duração entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, que visa estimular a inovação, produtividade e crescimento das micro e pequenas indústrias (MPEs). O programa identifica desafios específicos do setor industrial, ajudando as empresas a se preparar para a era digital e a Indústria 4.0.