Imersão do “Ela Faz Indústria” reúne lideranças femininas da indústria potiguar e debate gestão empresarial

26/06/2025   15h09

 

 

A primeira imersão do programa Ela Faz Indústria reuniu empresárias, gestoras e lideranças femininas de 11 setores industriais do Rio Grande do Norte. Realizada no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria, nesta quarta (25) e quinta-feira (27), a atividade foi conduzida pelo consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fábio Scannavino.

 

No RN, o programa é executado pela FIERN e Sebrae-RN, por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi).

 

Com programação voltada ao fortalecimento da gestão, liderança, vendas, negociação e outras competências essenciais ao protagonismo feminino nas empresas industriais, o encontro contou com a presença de diretoras da FIERN, além de empresárias associadas a sindicatos da Federação em setores como construção civil, têxtil, plástico, reciclagem, metalurgia, químico, bonelaria e alimentos.

 

Ao longo dos dois dias de imersão, Fábio Scannavino aplicou métodos e dinâmicas de sua autoria voltados para a gestão empresarial e abordou temas como cultura organizacional, sistemas de vendas, planejamento comercial, desenvolvimento de equipes, recrutamento e seleção, desempenho comportamental, delegação, novas soluções e melhoria contínua.

 

O consultor destacou que o projeto foi pensado estrategicamente para trabalhar o protagonismo da liderança feminina, de forma que foram trabalhados os valores e as habilidades necessárias para tal. “Para assumir a liderança de uma área, departamento ou mesmo de uma empresa, é preciso ter uma série de ferramentas. É necessário estar apta a gerir indicadores, processos e planos de ação, além de saber liderar pessoas, se comunicar, conectar, motivar, treinar e desenvolver”, disse.

 

“São competências que estamos trazendo nesses dois dias: de liderança, gestão e vendas, porque a venda é o motor da empresa. A ideia é que elas saiam daqui fortalecidas nesse papel e com uma voz ainda mais ativa nas suas empresas”, completou Scannavino.

 

A vice-presidente do SINDPLAST-RN, Marize Tavares, destacou que os assuntos abordados dialogam com os desafios vividos pelas micro e pequenas indústrias. “Ele trabalhou muito a questão da liderança, da gestão de pessoas, que é um problema geral de todo mundo que está aqui. A questão é treinamento. Então, espero que essa ideia de liderança que ele está trazendo também melhore a gestão de pessoas, porque hoje isso é um grande gargalo da indústria”, afirmou.

 

Kesiane Santana, gestora do Procompi na FIERN reforça que o programa cumpre sua missão em fornecer “ferramentas para aprimorar o conhecimento dessas lideranças industriais de forma que possa ser aplicado em seus negócios”. Assim como ela, Susie Macedo, executiva da Unidade de Desenvolvimento Industrial comenta dizendo que o Ela Faz Indústria “dá possibilidades de que cada empresária possa fazer uma releitura da estrutura organizacional de todos os processos produtivos”.

 

Liderança feminina mais forte

 

Um levantamento do Observatório Nacional da Indústria, da CNI, mostra que, em 10 anos, as mulheres avançaram em funções de tomada de decisão. A participação feminina em cargos de liderança passou de 35,7%, em 2013, para 39,1%, em 2023 — um crescimento de cerca de 9,5%. O estudo teve como base microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), do IBGE.

 

Com esse avanço, cresce também a necessidade de capacitação para mulheres que assumem papéis estratégicos nas empresas, comenta Tercina Suassuna, diretora da FIERN e vice-presidente do SIMETAL-RN. “Durante todo o dia de hoje, eu estava desejando que todas as mulheres da FIERN, todas as empresárias do Rio Grande do Norte, pudessem ter a oportunidade de se sentar para aprender, ouvir e reciclar”, comentou. “E eu espero que a gente possa replicar esse conhecimento para outras mulheres e para outras lideranças”, completou.

 

Verônica Melo, gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN e gestora do Procompi na instituição, comenta que o lançamento do programa “marca um importante passo na valorização da força feminina dentro do setor industrial e reforça o compromisso com com uma indústria mais inclusiva, diversa e competitiva”

 

Próximos passos

 

A jornada do Ela Faz Indústria é dividida em três etapas: a imersão, mentorias individuais com cada participante e o consultor Fábio Scannavino, e, por fim, a mastermind “Protagonista da Sua Liderança”, que propõe um espaço de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do autoconhecimento e da autoconfiança. A etapa final será realizada em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) e conduzida pela palestrante e treinadora comportamental Katarina Alcântara.

 

O superintendente regional da instituição, Juan Saavedra, comentou sobre a iniciativa do IEL-RN em promover iniciativas voltadas à gestão empresarial, agora, especialmente, voltada à mulher na indústria. “O IEL-RN tem muito orgulho de ser parceiro do programa Ela Faz Indústria nessa etapa do mastermind. Acreditamos que incentivar a liderança feminina é fundamental para promover uma indústria mais diversa, inovadora e preparada para os desafios do futuro”, afirmou Juan Saavedra.