Inovações do MAIS RN, do Sistema FIERN, são apresentadas na reunião de diretoria do Sebrae

8/02/2022   17h20

O coordenador, José Bezerra Marinho, e o gerente técnico, Pedro Albuquerque, do MAIS RN participaram, na segunda-feira (7), da reunião da diretoria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) e apresentaram a nova concepção do programa do Sistema FIERN. Eles destacaram o funcionamento das “Salas de Situação”, a operacionalização em “tríplice hélice” e a plataforma “Observatório da Indústria”.

José Bezerra Marinho detalhou “como o grupo de trabalho realizou uma transição entre o Plano MAIS RN 2014-2035, publicado em versão física, para o atual desenho de núcleo de planejamento contínuo”.

Ele destacou que o Sebrae esteve na concepção original do MAIS RN e que, hoje, a relação entre as duas instituições (Federação das Indústrias e Sebrae) se dá de forma muito produtiva no Estado, especialmente na troca de dados econômicos sobre áreas como emprego, evolução dos micro e pequenos empreendimentos e exportação.

O gerente técnico do MAIS RN, Pedro Albuquerque, apresentou as principais inovações do Observatório da Indústria, plataforma que conta com mais de 20 “dashboards” (painéis digitais com informações, métricas e indicadores) e mais de 100 indicadores em monitoramento. Ele destacou as plataformas das Energias renováveis; Petróleo e gás; Emprego e Arrecadação fiscal. Durante a apresentação houve também um diálogo sobre as possibilidades de pesquisas conjuntas.

“A aproximação entre o MAIS RN e o Sebrae é essencial e, nesse encontro, conversamos sobre relevância das micro e pequenas empresas para a retomada do emprego no RN, bem como a capacidade que este tipo de empreendimento possui de transformar economias em pequenas cidades”, disse Pedro Albuquerque.

A título de exemplo, o Atlas da Indústria, disponível no Observatório da Indústria, aponta que o RN possui 88% de micro indústrias (6.296 indústrias até 19 empregados) e 10% de pequenas (721 indústrias até 99 empregados). “Esses números evidenciam a importância do tema e o SEBRAE se colocou à disposição para desenvolvermos um trabalho conjunto voltado para este tema”, acrescentou.

Além da troca de informações, a reunião também serviu para divulgar as recentes atualizações do portal MAIS RN, bem como as novas plataformas em “Power Bi”, disponibilizadas para o público e que podem ser acessados pelo link: https://linktr.ee/observatorio_industria