Lideranças da FIERN Jovem participam do Encontro Nacional dos Jovens Industriais, ENAJI

11/11/2024   14h22

 

 

As lideranças que integram a FIERN Jovem participaram do V Encontro Nacional dos Jovens Industriais (ENAJI) – Unidos Pelo Futuro da Indústria, realizado em Salvador (BA). O Encontro discutiu os desafios atuais do setor industrial, as tendências de mudanças na economia e os desafios de sucessão nas empresas, além de debater as iniciativas para fortalecer o Movimento Jovens Industriais. O presidente da FIERN Jovem, Djalma Barbosa Júnior, anunciou que, durante o evento, foi tomada a decisão de que o ENAJI de 2026 será em Natal.

 

Além do presidente da FIERN Jovem, também estiveram no Encontro, realizado entre quarta (06.11) e sexta-feira (08.11) Arthur Germano (Built Engenharia), Ednaldo Barreto Júnior (Coco & Cia), Marlon Maia (Ki-Pureza) e a assessora executiva Helen Buonora.

 

O evento contou com apoio institucional da CNI e, durante a programação, foi marcado por palestras e debates sobre o Programa Nova Indústria Brasil, Inovação, Tecnologias Aplicadas na Indústria e Diversidade. Também houve a apresentação de casos de sucesso em sucessão empresarial. “Foram discussões muito oportunas, que abordaram temas do movimento nacional dos jovens industriais”, afirmou Djalma Barbosa Júnior.

 

Os desafios na sucessão das empresas foi um dos assuntos do encontro. Djalma Júnior informou que pesquisas da CNI constataram que interesse de filhos de industriais por empreendimentos em setores do comércio e serviços. “Então, é importante disseminar a capacidade de transformação da indústria no país, de exemplos de sucesso no desenvolvimento do setor”, citou.

 

 

Ele informou que foi discutida uma mudança do nome do movimento para Novos Líderes Industriais ou Novos Líderes pela Indústria, o que deverá ser aprovado nos próximos dias pela CNI.

 

 

Segundo o presidente da FIERN Jovem, o ENAJI definiu que haverá uma atuação para multiplicar o movimento de novas lideranças da indústria nos estados nos quais não está estruturado. A FIERN Jovem, por exemplo, deverá contribuir com para a Federação das Indústrias da Paraíba na articulação deste movimento.

 

 

 

Durante o ENAJI, a FIERN Jovem apresentou também o desenvolvimento do movimento no Rio Grande do Norte e a participação das novas lideranças industriais do Estado.

 

 

Presente na abertura do evento de forma remota, o presidente da CNI, Ricardo Alban, parabenizou a iniciativa incentivou a convergência entre as novas lideranças e anunciou que um conselho jovem nacional vem sendo estruturado. “Precisamos garantir as sucessões, que dão continuidade e avançam com os negócios, a representatividade e os investimentos na indústria”, disse.

 

Também ocorreu visitas técnicas a indústrias, entre as quais na moveleira Tidelli; à Petroquímica, Braskem; além de empresas dos setores da construção civil e importação de máquinas e equipamentos.