MAIS RN: Mapa das Energias Renováveis do Sistema FIERN destaca potencial potiguar no setor

5/01/2022   14h55

 

O Rio Grande do Norte é o estado com a mais expressiva capacidade de produção de energia eólica no país. Atualmente, são 6 GW de potência fiscalizada nos 203 parques em operação, com 2.325 aerogeradores, em 35 municípios. Os números estão no Mapa das Energias Renováveis, plataforma interativa disponibilizada pelo MAIS RN, que reúne dados da Agência Nacional das Energias Renováveis.

 

O “Mapa das Energias Renováveis” está voltado para as energias de fonte eólica e solar com foco no Rio Grande do Norte, mas com informações abrangentes aos demais Estados do país, sendo possível realizar análises comparativas entre as unidades federativas.

 

Com essa plataforma, atualizada mensalmente, a integrante da equipe do MAIS RN Suellen Torres explica que é possível obter de forma imediata e didática um panorama geral do cenário atual da geração dessas energias, observando a potência produzida, os parques e aerogeradores em operação, além do acompanhamento dos projetos futuros que estão em andamento, com os números de potência contratada e de parques em construção.

 

Ao acessar o Mapa, ela acrescenta, que é possível observar também a localização dos principais investimentos na área de energias aqui no Estado, nos quais se destacam os municípios de Serra do Mel, Lajes e João Câmara, que atualmente concentram a maior quantidade de parques e energia produzida do RN, além de Pedro Avelino e Jandaíra, que entram em evidência com projetos em andamento.

 

Em 2021, o RN se consolidou como líder em energias renováveis, alcançando a marca de produção de 6 GW/h, o que equivale a 25% da geração de eólica do Brasil. Os acordos firmados garantem também que será o primeiro Estado a produzir energia eólica no mar, com projeto offshore.

 

A COERE (Comissão de Energias Renováveis) da FIERN também realizou, ao longo de 2021, reuniões periódicas e lançou um hub de informações, elaborado pelo MAIS RN, que é referência para os empresários e demais interessados em consultar mais sobre o setor.

 

Para mais informações, acesse o Mapa das Energias Renováveis do MAIS RN, no portal do Sistema FIERN.