NAC trata de ampliação do acesso ao crédito por meio de ações e uso de tecnologias

20/03/2019   16h41

O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) realizou, nesta quarta-feira (19), reunião de trabalho com gestores e todos os setores estratégicos do Sistema FIERN.  O encontro visa o alinhamento de estratégias e uso de novas tecnologias para ampliação do alcance do NAC, programa da CNI junto às Federações das Indústrias, que municia empresários com informações na tomada de crédito.

Realizado em rede, o NAC auxilia, por meio de informações e análises, na tomada de decisão acerca do financiamento mais adequado direcionado aquela indústria, com informações sobre linhas de financiamento disponíveis no mercado, tem forte atuação enquanto mecanismo de interlocução entre a indústria e as instituições financeiras. Além dos atendimentos às empresas, o programa divulga oportunidades de crédito, distribui material informativo, realiza cursos, palestras e seminários em temas relacionados a gestão financeira, crédito e financiamento.

O encontro técnico foi conduzido pelo presidente Amaro Sales de Araújo, pela economista e coordenadora dos Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC-CNI), Suzana Peixoto, e Caroline Lompa, analista da Unidade de Política Industrial da CNI, e Mario Campello, da unidade de tecnologia da CNI.

Na abertura, o presidente Amaro Sales de Araújo destacou a necessidade de ampliar o acesso ao crédito para as indústrias e micro e pequenas empresas do Estado. Ele fez uma forte defesa do NAC, enquanto instrumento para facilitar a vida do empresário.  “A tomada de crédito, bem orientada, agiliza o processo e o torna mais direcionado as necessidades da empresa. Isso tudo é importante para termos mais competitividade e sustentabilidade”, disse.

A coordenadora do NAC/CNI, Suzana Peixoto, apresentou o funcionamento do NAC e frisou que o modo de atuação em rede permite o compartilhamento de conhecimentos existentes em cada estado e uma ação homogênea no país. Para ela, o compartilhamento de informações e experiências concretas elevam o nível de informações no processo de financiamento.

“O acesso ao crédito é o meio para conseguir aumentar a competitividade das empresas. O NAC implementa o programa de orientação ao crédito focado na necessidade de cada empresa, prepara-as para o crédito, ao tempo que alimenta a defesa de interesses por meio do atendimento voltado a indústria”, disse.

O Diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, a superintendente do IEL-RN, Angélica Teixeira, o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, o superintendente de Relações Institucionais, Helder Maranhão, também participaram da reunião, além de representantes do NAC/FIERN, UNIET, Unidade de Mercado, PDA, CIN, Nagi, Cipog e Unidade de Economia  e Estatística da FIERN.