No Dia Nacional do Reciclador, SindRecicla-RN celebra avanços para o setor

22/11/2021   17h47

Na data em que celebra o Dia Nacional do Reciclador, neste 22 de novembro, o presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado (SindRecicla-RN), Etelvino Patrício, destacou os benefícios tributários e a prioridade em leis de incentivo industrial como algumas das medidas que surgiram após diálogo da entidade com o Governo estadual. E que tem contribuído para a resolução de gargalos do setor e para elevar os índices de reciclagem no estado.

Os avanços obtidos e os incentivos tributários, com os benefícios concedidos, na opinião dele, impactam diretamente na cadeia produtiva e na atividade de reciclagem. E proporciona maior consumo de matéria prima reciclável “servindo como incentivo ao reciclador nessa aproximação com o governo”.

Para o presidente da entidade, o Dia Nacional do Reciclador vem ressaltar a importância da reciclagem e a forma correta de se fazer o descarte de resíduos. “É interessante que, antes dos resíduos serem levados ao aterro, que possa ser feita uma separação com aquilo que tenha valor ou utilidade na cadeia produtiva”, comentou.

O dirigente do SindRecicla-RN citou o aplicativo uZeh atualmente com mais de 10 mil usuários e que funciona como o elo entre o gerador de resíduos, que pode ser residencial, comerciário ou industrial, e o reciclador. “É uma maneira de gerar, de forma social, mais emprego e renda”, disse.

Presidente SindRecicla-RN, Etelvino Patrício

Aplicativo uZeh
Lançado este ano pelo SindRecicla, com o apoio do Espaço Empresarial, o uZeh é uma ferramenta importante para alavancar a economia digital e sustentável, unindo geradores e coletores.

A plataforma foi desenvolvida, a pedido do Sindicato, pela empresa uZeh do Brasil Tecnology, e une os conceitos de sustentabilidade, impacto social e logística reversa e busca educar e interagir diretamente com a sociedade, a iniciativa privada, as organizações não governamentais e Poder público.