No RN, Procompi investirá R$ 1,3 milhão em 10 projetos aprovados

15/02/2024   10h23

 

O Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) tem o objetivo de elevar a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo à cooperação entre as empresas, à organização do setor e ao desenvolvimento empresarial e territorial. Desenvolvido em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae, o programa aprovou 10 projetos no Rio Grande do Norte, que deverão receber R$ 1,3 milhão até 2026.

 

O programa aprovou 92 iniciativas propostas pelas Federações Estaduais das Indústrias com objetivo de acelerar o desenvolvimento e aumentar a competitividade de micro e pequenas indústrias por todo país. O Procompi já beneficiou mais de 8.900 empresas de 2000 até o último ciclo, que terminou em 2020. Cerca de 60% implementaram ações de inovação e 34% reduziram custos.

 

A gestora do Procompi no RN, Kesiane dos Santos, detalha que a Federação faz um acompanhamento para entender as reais necessidades das empresas para, assim, propor a melhor estratégia de atuação no programa. “Nós escutamos as demandas, as dores, o que de fato elas [as empresas] precisam. A partir disso, fazemos os projetos para esses grupos setoriais que podem ser específicos para um setor, podem ser focados em um tema ou pode ser voltado para a parte de digitalização dos negócios”, explica.

 

Os 10 projetos aprovados no RN abordam questões como o Desenvolvimento do Polo Moveleiro, Transformação Digital para MPEs, Desenvolvimento de Lideranças nas pequenas indústrias, Desenvolvimento do Setor de Reciclagem, e Gerenciamento de Resíduos.

 

Um dos setores que participa do Procompi é o de reciclagem, sob liderança do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis (SINDRECICLA-RN). O projeto executado para o setor, na última edição do programa, realizada entre 2016 e 2020, teve como ação principal o desenvolvimento de um aplicativo com o foco em reunir catadores e geradores de materiais recicláveis.

 

“O interesse maior é que a gente pudesse interligar o gerador ao receptor e, com isso, esses resíduos que muitas vezes vão para os aterros ou para os lixões, pudessem voltar à cadeia produtiva chegando às indústrias de reciclagem e assim foi feito. Esses recursos acelerou o processo porque foi onde nós utilizamos tudo que foi captado para que o aplicativo fosse criado”, detalha o presidente do SINDRECICLA, Etelvino Patrício.

 

Estímulo à capacitação

 

O Procompi também tem a intenção de estimular a capacitação de pessoas que atuam na indústria potiguar com a formação de líderes. “Esse é um viés bem interessante do programa porque, muitas vezes, pensamos em processos e pensamos em pessoas. Então, na formação de novos líderes, inclusive é uma das bandeiras do nosso presidente Serquiz, a renovação das lideranças não só dos sindicatos, mas também das empresas”, detalha a coordenadora de Relações Institucionais e Mercado, Ana Adalgisa Dias.

 

“Um outro viés é a questão de formação de recursos humanos. Queremos evidenciar essa gerência de recursos humanos saindo daquele perfil de folha de pagamento de departamento pessoal, para trazer realmente um RH nas indústrias potiguares”, complementa.

 

Ainda segundo a coordenadora, o programa tem a intenção de unir demandas que sejam comuns a todos os setores. “O Procompi, como pega pequenas e microempresas, essas empresas têm suas dores que são comuns a todas. Um dos objetivos é tentar unificar, ter uma linha de atuação conjunta onde possamos dar soluções não só para um setor, mas para todos”, finaliza.

 

Projetos aprovados por tipo de abordagem:

 

Projetos Setoriais:

– APL de Água Mineral do RN
– Desenvolvimento do Polo Moveleiro do RN
– APL de Panificação da Grande Natal
– APL de Cerâmica Vermelha do RN
– Desenvolvimento do Setor Gráfico do RN
– Desenvolvimento do Setor de Reciclagem e Descartáveis da Grande Natal

Projetos Temáticos:

– Desenvolvimento do setor de Recursos Humanos das Indústrias de Alimentos e Bebidas do RN
– Projeto Multissetorial de Gerenciamento de Resíduos (direcionado ao segmento de Cerâmica Vermelha e Madeiras e Móveis)
– Projeto Multissetorial de Desenvolvimento de Lideranças para Micro e Pequenas Empresas do Estado do RN

Projeto de Transformação Digital:

– Projeto de Transformação Digital para as micro e pequenas indústrias do Estado do RN