Observatório da Indústria MAIS RN destaca alta no saldo de empregos e balança fiscal positiva em quadro da InterTV

6/05/2024   14h39

Imagem: InterTv Cabugi/Reprodução

Os principais números da economia potiguar foram apresentados pelo gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, no quadro Nossa Economia, do jornal Bom Dia RN, da InterTV Cabugi – afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte. Ele mostrou e analisou os indicadores presentes na plataforma Termômetro Mais RN, que traz números detalhados em séries históricas sobre a economia para medir a temperatura do ambiente de negócios do estado.

Na edição desta segunda-feira (6), Pedro destacou a alta de 1.415 no saldo de empregos em março. “Esse foi o maior saldo de empregos desde janeiro deste ano, além de ser um dos maiores em comparação com o ano passado”, destaca. “O setor que empregou massivamente nesse período foi o de comércio e serviços”, acrescenta.

A balança fiscal do estado também foi destaque, com R$ 566 milhões de superávit registrado no mês de março. “Conseguimos uma balança positiva, o que significa que o estado gastou menos do que arrecadou, o que é uma boa notícia depois de dois meses seguidos com gastos maiores do que a arrecadação”, ressalta Pedro.

Outro número positivo no Termômetro foi o saldo de abertura de empresas, com 1.383 novos empreendimentos no período. “Toda vez que esse saldo sobre significa que o ambiente de negócios está mais favorável. Uma alta no número das aberturas de empresas representa mais emprego e maior arrecadação para o estado”, explica o gerente do Observatório da Indústria.

A parceria entre a FIERN e a InterTV para o quadro Nossa Economia, cuja finalidade é dar maior amplitude às informações econômicas e subsidiar a população com dados bem explicados sobre o assunto, iniciou em agosto de 2023. A participação do gerente do Observatório MAIS RN ocorre a convite da emissora, sempre na primeira segunda-feira de cada mês durante o Bom Dia RN, que começa às 6h.

Confira a edição do Nossa Economia dessa segunda-feira (6) no link: https://globoplay.globo.com/v/12573699/

Confira a plataforma atualizada do Termômetro Mais RN: