Os principais números da economia potiguar foram apresentados pelo Observatório da Indústria MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), nesta segunda-feira (9), no quadro “Nossa Economia”, veiculado no jornal Bom Dia RN, da InterTV Cabugi, afiliada da Rede Globo. A apresentação foi feita pelo assessor técnico do Observatório, Pedro Albuquerque.
Confira a análise completa no link globoplay.globo.com/v/13665288/.
“Assim como no cenário nacional, no Rio Grande do Norte estamos enfrentando tempos complexos. O emprego está bem, mas não tão bem como no passado e a inflação continua avançando, o que influencia na cesta básica, também”, comenta o assessor do Observatório.
Ao analisar os números do emprego, que teve saldo positivo de 2.987 vagas em abril, Pedro ressalta que o dado é o mais relevante em todo o termômetro. “Quando olhamos a série histórica, os primeiros meses de 2025 foram de saldos negativos. Isso acontece devido à sazonalidade das produções no setor da agricultura. Além disso, a indústria tem perdido força, a produtividade industrial não está como no ano passado e o setor não tem contratado tanto quanto no ano passado”, afirma. “Já os setores de comércio e serviço registraram alta graças às contratações no serviço público e nas áreas administrativa, de consultoria e do setor imobiliário”, completa.
Na análise da inflação da cidade de Natal, o assessor do Observatório da Indústria aponta que o número aumentou 0,53%, o que significa a diminuição no poder de compras. “Muitos fatores podem explicar essa variação, mas um deles e que explica principalmente a alta em alimentos e bebidas é o aumento da alíquota do ICMS, de 18% para 20%”, aponta Pedro.
Outro dado importante apresentado foi o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), que permaneceu em 50,60%. “O que observamos é um desgaste nesse índice devido a vários fatores, não só locais, mas no cenário nacional e até internacional. O risco maior é quando o índice cai abaixo de 50%, porque acima disso ainda se tem alguma confiança para investimentos”, comenta o assessor.
O quadro Nossa Economia é exibido mensalmente com dados extraídos do painel Termômetro Econômico do MAIS RN. A iniciativa busca levar à população uma leitura acessível e didática sobre os principais indicadores econômicos do estado, acompanhados de forma contínua pela FIERN.