Observatórios da Indústria da CNI e da FIERN ampliam troca de experiências e informação

8/05/2024   16h53

O Observatório da Indústria MAIS RN, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), recebeu a visita do superintendente do Observatório Nacional da Indústria da CNI, Márcio Guerra, nesta quarta-feira (8). O encontro aconteceu na Casa da Indústria, sede da Federação, e teve como objetivo fortalecer a colaboração entre os observatórios e a troca de conhecimentos e experiências.

Durante a visita, Márcio Guerra e a equipe do MAIS RN discutiram sobre a plataforma de Business Intelligence (BI) do Cluster Naval, que abriu as portas para novos associados em solenidade da última terça-feira (7), realizada na Casa da Indústria. A plataforma de BI visa fornecer insights estratégicos para os associados, permitindo uma análise mais profunda dos dados relacionados ao setor.

Além disso, os gestores dos observatórios compartilharam metodologias de coleta, análise e interpretação de dados. A visita proporcionou a oportunidade para a troca de experiências e aprimoramento das práticas de observação industrial.

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, ressaltou a necessidade de promover um ambiente de troca e criação de estratégias, no qual o MAIS RN terá a oportunidade de se conectar com a base de dados da CNI. “Estamos traçando parcerias, nas quais teremos um acesso cada vez maior às bases da CNI e também desenvolver produtos nossos que possam ser cases nacionais”, detalhou.

Márcio Guerra destacou a importância da colaboração entre os observatórios e ressaltou que a visita também abrirá portas para uma semana de imersão do MAIS RN no Observatório Nacional da Indústria. “Acredito que temos avançado muito no processo analítico de dados. O observatório Mais RN é uma referência aqui no Nordeste e tem um papel fundamental já reconhecido pelos agentes, como pudemos ver ontem no evento [de abertura do Cluster para novos associados]”, disse.

“Nós estamos agendando uma visita do time do Observatório da FIERN ao Observatório Nacional, onde iremos trabalhar na adaptação de alguns produtos que já estão prontos a uma estrutura que garanta um processo de automação maior na atualização dos dados, ou seja, a equipe vai ficar menos preocupada com automação e mais focada no processo de geração de inteligência”, complementou.

O gerente do Observatório MAIS RN, Pedro Albuquerque, destacou a atuação do observatório junto a CNI e outras federações. “O observatório da CNI tem grandes agendas e lidera grandes linhas de ação e pesquisa. Aqui na Federação, estamos alinhados com esse posicionamento, mas estamos voltados para o microcosmo da nossa indústria local. Nós realizamos constantes colaborações com outros observatórios”, disse.