O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou a capacitação de alunos mossoroenses do programa “Jovem do Futuro”. A solenidade de conclusão da primeira turma ocorreu nesta quinta-feira (1º), sendo um evento organizado pela Prefeitura de Mossoró, em colaboração também com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no processo de capacitação dos estudantes. O projeto beneficia jovens mossoroenses, provenientes das zonas urbanas e rurais, culminando na entrega de certificados.
O programa tem o objetivo de proporcionar formação cidadã por meio de aulas, palestras, seminários e oficinas; incentivar o empreendedorismo jovem; capacitar os jovens para o mercado de trabalho através dos cursos do Mossoró Capacita; e trabalhar a inclusão social dos jovens e adolescentes. “O programa foi pensado para dar oportunidade, para que o jovem tenha condições de sonhar”, comentou o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra.
De acordo com o diretor do SENAI em Mossoró, Emery Costa Júnior, o SENAI colaborou com a formação de 100 alunos em cursos profissionalizantes de Mecânica e manutenção de ar condicionado, Mecânica de motos, Pintor e Assistente administrativo industrial. “Para nós é uma honra, uma satisfação trabalhar em parceria com a Prefeitura do Mossoró nesse projeto tão bonito, tão ousado em dar novas oportunidades aos jovens da nossa cidade”, pontuou o diretor.
“É um momento de grande felicidade, depois de toda essa travessia, toda essa caminhada, o programa que entra para a história do município de Mossoró, que não é só do jovem, mas das famílias”, relatou o secretário Erison Natécio.
Lançado em maio de 2023, o “Jovem do Futuro” é o maior programa realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) de Mossoró, com a intenção de promover capacitação aos jovens do município. Com duração de quatro meses, os alunos matriculados recebem uma bolsa de R$ 300 mensais.
O público-alvo são alunos de 15 a 17 anos inscritos no Cadastro Único. Ao participar, os estudantes têm acesso a fardamento e material didático. Para participar, os jovens precisam residir em Mossoró e frequentar regularmente a rede pública de ensino – federal, estadual ou municipal. Também é necessário ter renda familiar per capita inferior a um salário mínimo.