Pense nas Pequenas Primeiro

28/04/2018   10h11

 

Amaro Sales de Araújo, industrial, Presidente do Sistema FIERN e do COMPEM/CNI

 

Mais uma vez tive o privilégio de participar da coordenação do 5º Seminário Pense nas Pequenas Primeiro, 5ª edição em 2018, realizado no último dia 25 de abril com o tema “Melhoria do Ambiente de Negócios para as MPEs”.

 

Em resumo, a caminhada em defesa das micro e pequenas empresas têm justas motivações e boas lutas! O apoio desejado, como já foi dito tantas vezes, pode ser resumido em poucos tópicos: simplificação de processos de licenciamento; desburocratização; acesso facilitado ao crédito; compras governamentais e acesso a novos mercados; estímulo à inovação e justa tributação. Não é muito para um grupo de empresas que representa, no Brasil, a mais significativa parcela das iniciativas empresariais.

 

Mas, nosso olhar agora também precisa contemplar a preparação para o futuro. É o momento, por exemplo, de falarmos no uso da nanotecnologia nas MPEs. Estamos acompanhando o projeto da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de fomento ao uso da nanotecnologia nas empresas industriais, algo que contribuirá bastante para a evolução tecnológica das micro e pequenas empresas brasileiras.

 

E mais. Queremos contribuir para que o ambiente de negócios seja próspero e seguro para as micro e pequenas empresas. Sabemos o quanto podemos ajudar o Brasil, porque já o fazemos. Nossa capilaridade ajuda ao desenvolvimento chegar em todos os recantos; a ter gente com emprego formal nos mais longínquos recantos brasileiros; a termos renda circulando em todos as classes da sociedade brasileira.

 

Incluir as MPEs na pauta prioritária dos Governos e das instituições é mais que uma atuação estratégica, é um direcionamento indispensável ao desenvolvimento econômico.

 

O decisivo apoio às pequenas empresas é uma das mais eficientes alternativas para o desenvolvimento do Brasil.

 

Publicado no jornal AGORA RN (27.04.2018)