O presidente da Câmara de Arbitragem da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Diogo Pignataro, participou, na última sexta-feira (23), do IX Congresso de Mediação e Arbitragem, em João Pessoa. Ele compôs o painel “Disputas Societárias e Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos”, que abordou temas relevantes para empresas familiares.
Em sua fala, Pignataro focou na importância da previsão de mecanismos contratuais preventivos de enfretamento a crises societárias. “É importante garantir o privilégio da solução pelas próprias partes, via negociação ou mediação. Se necessário, podem optar pela arbitragem, em busca uma escolha que considere não apenas os custos financeiros diretos, mas também os indiretos e globais, incluindo impacto na reputação, eficiência temporal e custo de oportunidade”, ressaltou.
Também participaram do painel os advogados Hugo Tubone e Fabiana Scandiuzzi, de São Paulo, com mediação de André Cabral, diretor-tesoureiro da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB-PB.
O Congresso de Mediação e Arbitragem é realizado anualmente pelo Instituto Perspectivas e Novos Desafios de Humanização do Direito Civil-Constitucional (IDCC) e o Núcleo de Estudos em Métodos Extrajudiciais de Soluções de Conflitos (NUMESC), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Neste ano, o evento aconteceu de 21 a 23 de maio no Centro de Educação Profissional de João Pessoa do SENAC-PB.