Presidente da FIERN participa do “Diálogo da Indústria com os Pré-candidatos à Presidência da República”

28/06/2022   09h45

O presidente da FIERN e primeiro secretário da CNI, Amaro Sales de Araújo, participa, na quarta-feira (29.06), do “Diálogo da Indústria com os Pré-candidatos à Presidência da República” ´para as eleições 2022. Durante o encontro, promovido pela Confederação Nacional da Indústria, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, também será apresentado, aos presidenciáveis, o documento “Propostas da Indústria para as Eleições 2022″. Os pré-candidatos terão a oportunidade de debater esse estudo, que destaca os principais pontos defendidos pelo setor industrial para o desenvolvimento do país.

“Teremos uma ocasião na qual, democraticamente, a CNI vai detalhar aos pré-candidatos e divulgar à sociedade as medidas que, adotadas, podem contribuir para impulsionar e aumentar a produtividade das empresas, estimulando o crescimento brasileiro”, diz Amaro Sales. “Este momento de diálogo da indústria com os pré-candidatos ocorre desde a década de 1990 e sempre é oportuno para reafirmarmos, no momento que antecede a campanha eleitoral, as propostas do setor e ouvirmos, daqueles que se dispõem a liderar a nação, o que pensam sobre os rumos da economia brasileira e das medidas para recuperar o equilíbrio social pela via do crescimento”, acrescenta o presidente da FIERN.

O evento, que será realizado a partir das 9h30, contará com a presença de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT). As falas dos convidados serão transmitidas pelo YouTube da CNI a partir das 10h. A entrada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) é restrita para convidados.

As propostas elaboradas pela Confederação Nacional da Indústria para discussão nas eleições apontam caminhos que incluem aprimoramento no sentido da modernização das regras do mundo do trabalho e da retomada do emprego.

“As relações de trabalho são um pilar do ambiente de negócios de um país. Já modernizamos as leis trabalhistas, fortalecendo o diálogo via negociação coletiva e com redução sensível do conflito, sem reduzir a proteção constitucional do trabalhador”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. “Esse esforço, conjugado a programas estruturados de reinserção e de requalificação de desempregados no mercado de trabalho, é essencial para que o Brasil tenha condições de retomar o crescimento ao longo dos próximos”, observa.

O texto entregue pela CNI aos presidenciáveis inclui, assim, sugestões ao debate nas áreas trabalhistas, de saúde e segurança e previdência, que fazem parte dos 21 documentos das “Propostas da Indústria para as Eleições 2022”. Entre as principais conclusões, estão pontos relacionados com “Avançando na Modernização”, “Segurança Jurídica: Reflexões para Avançar”, “Políticas de Emprego”, “SST e Previdência: Segurança no Presente e no Futuro”.

ENAI 2022

Na sexta-feira (30), dia seguinte ao “Diálogo com os Presidenciáveis”, haverá o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), do qual Amaro Sales também vai participar junto com comitiva de industriais e diretores da Federação das Indústrias do RN. Trata-se do mais abrangente evento de mobilização do setor industrial, com a presença de representantes dos sindicatos e federações da indústria de todo país, ao reunir lideranças empresariais para alinhar e validar posicionamentos, com foco nas ações voltadas ao desenvolvimento.

A 13ª edição do ENAI tem como tema ”O desafio da década: construindo o Mapa Estratégico da Indústria 2023-2033” e contará com painéis de debate sobre as principais tendências que impactarão a Indústria nos próximos 10 anos.

O Mapa Estratégico da Indústria é um documento elaborado pela CNI com o apoio de representantes das federações estaduais e associações setoriais, que reúne diretrizes para ações ou políticas públicas, com o objetivo de tornar a indústria brasileira mais competitiva, inovadora e sustentável.

Após a última edição 100% online, o ENAI voltará a receber o público de forma presencial no Centro Internacional de Convenções do Brasil, Brasília. O espaço será organizado dentro das normas dos protocolos atualizados para prevenção e combate à Covid-19.

Acesse e confira a programação do ENAI 2022: https://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/enai/programacao/