PROCOMPI realiza imersão em Transformação Digital com empresas associadas à FIERN

11/09/2024   16h49

 

 

O Programa de Apoio à Competitividade de Micro e Pequenas Empresas (PROCOMPI) realiza, nesta quarta-feira (11), uma imersão em Transformação Digital com 15 empresas e aproximadamente 30 pessoas ligadas à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e com o apoio da Unidade de Desenvolvimento Industrial (UDI). A ação ocorre em parceria com o Sebrae-RN em programação que se estende até esta quinta-feira (12), na Casa da Indústria, e conta com palestras ministradas pelos mentores da Escola de Leads, Alberto Castro e João Victor.

 

Nesses dois dias, a imersão irá abordar conteúdos como Tráfego pago, Produção de conteúdo orgânico para redes sociais, Posicionamento digital e branding, além de Inteligência Artificial (IA).

 

De acordo com Alberto Castro, esse é o momento de repensar o modelo de negócios das empresas. “Esse é um momento de disrupção. Tudo está mudando. É o momento de eles repensarem, inclusive o modelo de negócio deles, porque o marketing digital também é atrelado ao modelo de negócios”, disse.

 

A abertura foi feita pela coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado, Ana Adalgisa Dias, que destacou a importância do conteúdo para a ampliação da atuação dessas empresas junto ao mercado. “Esse é um momento muito rico. A transformação digital é uma pauta que está em todas as indústrias, em todas as empresas e que é uma exigência do mercado. Então, isso mostra que a nossa Federação está antenada ao que está acontecendo no mundo dos negócios”, destaca.

 

De acordo com a coordenadora, a realização da imersão aberta a outras empresas também é uma forma de atrair novos associados. “Essa iniciativa comprova a nossa busca pelo aumento de representatividade da base sindical. Trazer o industrial para a Casa da Indústria, fazê-lo conhecer os serviços oferecidos e que os sindicatos oferecem, faz com que ele tenha esse sentimento de pertencimento com a nossa Federação”, afirma.

 

A gestora do Procompi e responsável técnica da Unidade de Desenvolvimento Industrial, Kesiane Santana, ressalta que esta é “uma maneira de trazer mais associados, é uma forma de alavancar o projeto de Meritocracia”, uma das principais iniciativas da gestão do presidente Roberto Serquiz.

 

Kesiane Santana ressalta ainda que uma nova turma irá participar da iniciativa em outubro, totalizando um total de 60 pessoas impactadas. A imersão conta com a participação de indústrias associadas, como também de empresas ligadas à FIERN Jovem e ao Sebrae-RN.

 

A secretária-executiva da empresa Recicla RN, associada ao SINDRECICLA-RN, Fernanda Medeiros, ressalta que essa é a oportunidade que as empresas têm de expandir sua atuação. “Nós entendemos que, com a mudança de mercado, as empresas precisam cada vez mais se adequar a esse mundo digital para alcançar mais clientes”, destaca.

 

Procompi

 

O Procompi é uma iniciativa que promove a cooperação entre micro e pequenas indústrias (MPEs), visando superar desafios e estimular a inovação, a produtividade e o crescimento em um contexto cada vez mais digital e sustentável.

 

O programa identifica desafios específicos das MPEs industriais, que podem surgir a partir de demandas de sindicatos, associações, ou através de levantamentos realizados pelas federações de indústria e pelo Sebrae. Os desafios podem ser setoriais, temáticos (por exemplo, melhorar eficiência energética em diferentes setores) e digitais (como adoção de automação e preparação para a Indústria 4.0.