Programa Brasil Mais inicia, no Rio Grande do Norte, mentorias pelo SENAI-RN

10/03/2020   14h02

A execução do Programa Brasil Mais pelo SENAI-RN começou uma nova fase nesta terça-feira (10), no Estado, com o início dos cursos de mentorias para profissionais das empresas participantes do Rio Grande do Norte. “Neste trabalho, o foco é a otimização dos recursos, com aumento de produtividade, ganho de tempo e corresponder às necessidades do mundo empresarial para maior lucratividade. Por isso, para o SENAI, este programa é importante. Estamos cumprindo nossa missão institucional de apoio e distribuição do conhecimento, ajudando as empresas para as melhorias necessárias ao ganho de competitividade”, destacou Emerson Batista, diretor regional do SENAI-RN, na abertura do curso. O evento foi realizado no auditório do primeiro andar da Casa da Indústria.

O Brasil Mais é uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O programa oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios.

“O objetivo do programa é aumento de produtividade dentro das indústrias brasileiras”, acrescentou Dyanna Lima, que integra a equipe de Inovação e Tecnologia do SENAI Nacional e faz a gestão do Brasil Mais na instituição. “Até dezembro de 2020 o desafio é atender 10 mil empresas no país”, informou.

O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A empresa que tiver interesse em participar pode solicitar um atendimento assistido. Nesse caso, será cobrada contrapartida. Na primeira fase do atendimento, a empresa terá acesso ao Mentoria Lean, metodologia de baixo custo e de rápida implementação, desenvolvida pelo SENAI, para ser executada em três etapas: aprendizagem de conceitos básicos por ensino à distância; aprendizagem coletiva com teoria, prática, envolvendo até 3 colaboradores por empresa e potencializada por “gameficação dos conteúdos”; e implementação no chão-de-fábrica das ferramentas de melhoria dos processos produtivos aprendidas sob orientação presencial de consultor especializado na empresa. Ao todo, são 64 horas de aprendizagem e implementação.

Por Aldemar Freire, Unicom/FIERN