Reutilização de lixo produzido no RN pode passar de 18% para 43% nos próximos quatro anos

1/12/2022   15h09

O fortalecimento da parceria entre o Poder Público e a indústria da reciclagem pode ampliar de 18% para 43% o reaproveitamento do lixo produzido no Rio Grande do Norte nos próximos quatro anos. Essa é a meta do setor, validada pelo Governo do Estado, em evento realizado, nesta quinta-feira (1º), na Casa da Indústria, sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), em Natal.

O primeiro Fórum de Reciclagem do RN reuniu entidades ligadas à atividade, com a presença da governadora Fátima Bezerra, além de representantes de municípios, do Ministério Público do Estado (MPE), por iniciativa do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (SindRecicla-RN) com o apoio da FIERN.

Segundo Etelvino Patricio de Medeiros, presidente do sindicato, hoje, o Rio Grande do Norte recicla 18% do lixo que produz, mas esse percentual pode aumentar para 43%, um ganho de quase 150%, com o fortalecimento da indústria nos próximos quatro anos, a partir de novas parcerias entre o setor e o poder público.

“Já avançamos muito com a inclusão da indústria da reciclagem no Proedi, o que permitiu um crescimento de mais de 300% nos últimos anos, com reflexos no montante reciclado e na geração de emprego, ocupação e renda. Agora, vamos avançar no que diz respeito à questão fiscal, com a criação de um CNAE específico, e à educação ambiental, para atingirmos a nova meta é crescermos ainda mais”, afirmou o presidente.

A governadora Fátima Bezerra disse que a atenção que o setor vem recebendo tem relação direta com o seu impacto socioeconômico. “Triplicamos o número de empregos, inclusive no interior, e o entendimento é de que o Estado tem mesmo é que contribuir, com uma parceria transparente e responsável, com novos avanços para que o RN figure entre os estados que mais recicla no Brasil”, validou a chefe do executivo estadual.

O diretor primeiro tesoureiro da FIERN e presidente da Comissão Temática de Meio Ambiente da Federação (COEMA/FIERN), Roberto Serquiz, declarou o total apoio da Federação ao fortalecimento da indústria da reciclagem: “Eu já presidi o SindRecicla, quando da sua criação, e conheço e reconheço a importância ambiental, social e econômica da atividade, que conta com a FIERN para realizar mais avanços e seguir contribuindo com o nosso Estado”, disse Serquiz, que foi eleito ontem (30) para a presidência da FIERN.

Também participaram do fórum, o vice-governador, Antenor Roberto, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, a promotora e coordenadora da CAOP Meio Ambiente, Raquel Germano, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, além de representantes do sindicato da reciclagem de São Paulo, que vieram ao Estado compreender as estratégias que tem permitido o avanço da atividade no Rio Grande do Norte.