O empresário Ricardo Valença Gomes foi eleito para presidir Sindicato das Indústrias de Polpas, Sucos e Derivados não Alcoólicos de Frutas Tropicais do Rio Grande do Norte (SINDIFRUTAS) no mandato entre 2024 e 2028. A eleição foi nesta quarta-feira (18.08), com votação unânime. Ele vai suceder a Heuler Teixeira Matos.
Ricardo Valença vai assumir, com isso, pela terceira vez, a presidência do SINDIFRUTAS. Agora, em um mandato não consecutivo. “Fui presidente do Sindicato em dois períodos e, agora, para um terceiro momento. Espero atuar para que o setor avance em sua organização e conquistas e para trazer novos associados para a entidade”, afirmou o presidente eleito do Sindicato, logo depois da apuração dos votos, na Sala Multiuso da Casa da Indústria, sede da FIERN, onde também estava instalada a cabine de votação e os representantes das empresas filiadas compareceram para votar.
“Vamos debater as dificuldades do setor e trazer oportunidades para as empresas sindicalizadas. Com isso, haverá interesse crescente na sindicalização”, observou. Ele disse que o Sistema FIERN é fundamental para a execução dos projetos no Sindicato. “O Sistema Fiern é um ponto de apoio muito importante para as empresas da indústria, com o SESI, na questão de segurança do trabalho, da saúde dos nossos colaboradores; como o SENAI, no treinamento e capacitação dos profissionais que atuam nas empresas do setor industrial”, afirmou. “Então, em diversos aspectos é extremamente relevante os serviços e programa das instituições que integram o Sistema Indústria para que as empresas fidelizem junto ao Sindicato e possam estar nessa caminhada”, acrescentou.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, parabenizou Ricardo Valença pelo retorno à presidência do SINDIFRUTAS. “Estou parabenizando, colocando a FIERN à disposição, dentro inclusive do propósito que temos aqui na Federação, de fortalecer a indústria de transformação, manufatureira. E eles estão exatamente conectados conosco para que possamos avançar juntos”, ressaltou Roberto Serquiz.
Beneficiamento de frutas
Ele citou que a indústria de beneficiamento de frutas está em um momento no qual crescem as oportunidades, porque há demandas crescentes por produtos saudáveis. “Há interesse da sociedade por produtos com essa característica. Os produtos saudáveis estão em alta”, afirmou.
“Nessa circunstância, a ideia é ouvir o setor para definirmos projetos que melhorem cada vez mais nossos processos e garantir que possamos oferecer produtos ainda melhores à população”, disse o presidente eleito do SINDIFRUTAS.
O empresário Ednaldo Mendonça Barreto, presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias do Estado do Rio Grande do Norte (SINDAL), também demonstrou confiança em um mandato de Ricardo Valença que contribua para avanços na indústria de beneficiamento de frutas.
Ednaldo Barreto é fundador do SINDIFRUTAS. “A eleição foi bastante positiva. Heuler fez uma boa gestão. Ricardo [Valença] já foi presidente, em cenário anterior, agora retorna à condução do Sindicato”, observou.
Ednaldo Barreto acrescentou que como o programa de Desenvolvimento Sindical da FIERN pode contribuir para ampliação da base da entidade. Além disso, ele citou as potencialidades do setor. “A fruticultura hoje no estado e in natura é uma das maiores pautas de exportação e tem, dentro do processo de industrialização, com poupas e frutas concentradas, tem uma oportunidade de crescer e chegar a novos mercados”, avaliou.
Conheça a diretoria eleita do SINDIFRUTAS:
Presidente: Ricardo Valença Gomes
Vice-presidente: Diogo Dantas Gaspar
Secretário: Francisco Canindé da Costa
Tesoureiro: Heuler Teixeira Matos
Conselho Fiscal – Efetivos
Maria de Fátima Marques Freire
Ednaldo Mendonça Barreto
Tatiana Werner Gabriel Valença
Conselho Fiscal – Suplentes
José Edilson Oliveira de Araújo
Maria das Mercês Valença Gomes
Delegados Representantes junto à FIERN
Delegado titular
Ricardo Valença Gomes
Delegado Suplente
Mendonça Barreto