RN ganha 13 novos parques eólicos nos primeiros dois meses de 2024, mostra Mais RN

4/03/2024   16h23

O Rio Grande do Norte ganhou 13 novos parques eólicos nos dois primeiros meses de 2024, aponta a atualização no Mapa das Energias Renováveis do Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). Esse crescimento no número de parques em operação no estado representa um crescimento de 0,45 gW de potência em operação no estado.

A plataforma também indica que há 91 empreendimentos em desenvolvimento, com 3,58 gW de potência outorgada, que consiste na potência em construção ou ainda não construída.

No cenário nacional, em número de parques em operação o Rio Grande do Norte fica atrás apenas da Bahia, que tem 319 empreendimentos. Mesmo assim, o RN é líder na potência em operação, com 9,43 gW, o que representa quase 32% de toda a geração de energia eólica no país.

Para mais dados, acesse o Mapa das Energias Renováveis no portal MAIS RN.

Mapa das Energias Renováveis

O Mapa está disponível em uma plataforma de Business Intelligence (BI) desenvolvida pelo Observatório em parceria com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), que é referência nacional na pesquisa, desenvolvimento e inovação de tecnologias para o setor.

A plataforma apresenta dados relevantes para empresas, investidores e pesquisadores, sendo atualizado com números disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O Mapa mostra informações sobre as energias de fonte eólica e solar com foco no Rio Grande do Norte, mas com dados abrangentes aos demais Estados do país, sendo possível realizar análises comparativas entre as unidades federativas em mapas, tabelas e gráficos interativos.