SENAI Mossoró conclui qualificação em Operação de Sonda com turma de 30 profissionais

19/08/2022   14h28

Com a retomada da exploração e produção de petróleo em campos maduros no Rio Grande do Norte, o SENAI-RN tem apoiado o setor com programas educacionais de formação, qualificação e aperfeiçoamento de profissionais que atuam na retomada das atividades da indústria petrolífera local.

Nesta sexta-feira (19), em Mossoró, trinta 30 profissionais concluíram uma qualificação extensa e recebem os certificados para Operação de Sonda de Produção, voltada à área de petróleo e gás.

Esses alunos cursaram, no SENAI-Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna, de Mossoró, 370 horas de conteúdos teóricos e práticos, diretamente aplicados à movimentação e operação de sondas na área de petróleo e Gás.

O centro de capacitação em sonda localizado naquele município é referência nacional nessa tecnologia. Conta com mais de 500 metros quadrados, equipados com máquinas e equipamentos preparados para simular as etapas do processo de produção em sonda na área de petróleo.

Essa é a primeira de três turmas que foram formadas em parceria com a empresa Potiguar E&P, responsável pela exploração de boa parte dos campos maduros da região Oeste do estado.

O nível de aproveitamento de conhecimento foi 100%, ou seja, todos os alunos que passaram no processo seletivo realizado pela empresa e se matricularam no SENAI conseguiram se certificar com frequência e desempenho suficiente, tanto nas atividades teóricas quanto práticas.

Além do curso, os alunos participaram de um concurso de redação com o tema “O que esperar de um Brasil Pós Pandêmico?”. No encerramento, todos os participantes leram suas perspectivas para um novo modo de ver o País após a pandemia de Covid-19.