SENAI-RN e Petrobras promovem curso de transição energética para líderes da companhia

18/03/2024   14h58

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, participou da abertura do curso, na Universidade Petrobras

 

 

O SENAI do Rio Grande do Norte e a Petrobras deram início, nesta segunda-feira (18), ao primeiro curso conjunto de transição energética para líderes da companhia. A programação é realizada no Rio de Janeiro e será concluída em maio.

 

Temas relacionados à transição energética no Brasil e no mundo, ao mercado brasileiro de energias renováveis, de hidrogênio e à descarbonização estão entre os que serão abordados. A iniciativa é promovida com a Gerência de Transição Energética da empresa e a Universidade Petrobras, também sede do curso. 

 

“É desafiador para o SENAI ser reconhecido como instituição capaz de ir à maior empresa de energia do Brasil tratar de assuntos voltados a essas áreas”, diz o diretor do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI (FAETI), Rodrigo Mello.

 

“Recebemos com orgulho especial a provocação da Petrobras para fazer essa entrega, e pelo momento atual que o mundo e o Brasil vivem, e em que nós estamos inseridos no assunto educação profissional e desenvolvimento de tecnologia para esses setores, buscamos trazer muito mais provocações do que dar respostas a pessoas já tão qualificadas da empresa. A ideia é gerar discussões que irão contribuir com visões diversas, que podem resultar em novas perguntas e novas respostas”, acrescenta.

 

Integração

Rodrigo Mello, o gerente da Universidade Petrobras, Marcus Vinicius da Silva Neves, e o gerente de Inteligência de Mercado da Gestão Integrada de Transição Energética da Petrobras, Carlos Alberto Meireles Marçal, participaram da abertura do curso nesta segunda-feira. A programação tem carga horária total de 20 horas e está inserida na estratégia de integração de fontes de energias renováveis nos processos operacionais da empresa. 

 

Curso promovido com o SENAI-RN tem como público-alvo gestores/as da Petrobras que atuam em diversas áreas da companhia vinculadas à transição energética

 

“A partir da demanda concreta estabelecida pela UP (Universidade Petrobras) para o curso e com o conhecimento e a participação que temos nesses setores, no país, identificamos e convidamos atores chaves em cada um desses elos, que fazem a diferença no mercado com o seu conhecimento”, frisa o diretor do SENAI-RN. 

 

No time escalado para ministrar os conteúdos estão especialistas como Gustavo Ponte – que acumula 16 anos de experiência em planejamento energético – e Ramon Freitas, mestre em sensoriamento remoto e doutor em computação aplicada, pelo Inpe, com larga experiência em liderança de consultorias técnicas e projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na empresa Camargo-Schubert.

 

Paula Perfeito, que representa a Hytron e atua na área de soluções para a cadeia de valor do hidrogênio, Francisco Silva, gerente comercial do grupo Moura, com esforços concentrados no desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia para clientes nos setores de geração, transmissão, distribuição e para consumidores de energia; Milad Shadman, doutor em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor visitante do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ – com atuação na área de sistemas de energias renováveis offshore – e o diretor geral da Barlovento no Brasil, Flávio Rosa, e Francisco Javier, também representando a empresa, completam o grupo em campo. 

 

Parceria

Esta não é a primeira ação do SENAI-RN com a Universidade Petrobras. Em dezembro de 2023, por exemplo, as instituições deram largada a um programa de capacitação conjunto, em Natal (RN), para profissionais de todo o país recém-contratados pela Petrobras. A programação faz parte de uma investida nacional da petroleira, que também prevê formações para novos empregados nos estados do Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. 

 

Aproximadamente 1 mil pessoas aprovadas no concurso mais recente da companhia, para cargos de nível técnico em áreas de manutenção, operação, projetos, construção e montagem, segurança do trabalho e química do petróleo, estão passando por salas de aula e laboratórios da rede SENAI, nos cinco estados, por meio da iniciativa. Só no Rio Grande do Norte são 127 alunos, distribuídos entre cursos de segurança do trabalho e manutenção elétrica.  

 

Texto: Renata Moura

Fotos: Patricia Mello

#energia #transicaoenergetica #educacao #senai #petrobras