SENAI-RN lidera missão à Alemanha com foco em educação profissional para o Hidrogênio Verde

31/10/2022   11h57

A viagem faz parte do projeto ‘Educação Profissional e Superior para o Hidrogênio Verde’. Programação da Missão técnica começou nesta segunda na Alemanha

 

O SENAI do Rio Grande do Norte vai liderar missão técnica à Alemanha com foco em educação profissional para a cadeia produtiva do hidrogênio verde. A missão será realizada a partir desta segunda-feira, dia 31, e segue até 04 de novembro em cidades como Frankfurt e Colônia. Integrantes do SENAI Nacional e de departamentos regionais do SENAI de mais seis estados participam.

 

A viagem faz parte do projeto ‘Educação Profissional e Superior para o Hidrogênio Verde’, fruto de parceria firmada em abril deste ano entre o SENAI Nacional e a Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ. O projeto é coordenado nacionalmente pelo SENAI-RN e tem o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), da instituição, como centro de excelência no Brasil para o desenvolvimento de soluções que serão replicadas nos demais estados.

 

“O SENAI está montando soluções para desenvolvimento de pessoas nessa área e temos a missão de até dezembro de 2023 estar com essa resposta, e com cursos para a formação de profissionais que irão atender a essa indústria”, diz o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, ressaltando que o CTGAS-ER realizou trabalhos semelhantes no passado para as cadeias produtivas do gás e da energia eólica – áreas em que é referência em educação profissional no Brasil.

 

“Não havia profissionais focados no gás para uso na indústria ou uso veicular. A mesma coisa aconteceu na cadeia das energias renováveis e o desafio agora se apresenta para a cadeia do hidrogênio, em que vamos repetir o sucesso”, frisou.

 

A missão 

O objetivo da missão à Alemanha é conhecer a aplicação dos conceitos de educação profissional e universitária no campo da tecnologia do hidrogênio verde, fortalecendo parcerias com instituições alemãs nas áreas de pesquisa e do ensino profissionalizante.

 

A parceria entre o SENAI e a GIZ, além de ter estabelecido o CTGAS-ER como centro de excelência nacional para o desenvolvimento do projeto, vai implementar cinco centros regionais de treinamento voltados ao hidrogênio verde, localizados nos estados do Ceará, Bahia, Paraná, São Paulo e Santa Catarina – que também participam da missão técnica à Alemanha.

 

“Esse projeto representa mais de R$ 13 milhões em investimentos com o objetivo de abrir novas perspectivas no mercado de energia”, diz Benilton Medeiros Nunes, coordenador técnico do projeto no SENAI-RN e um dos integrantes da missão.

 

Os Regionais do SENAI do Ceará, Bahia, Paraná, São Paulo e Santa Catarina foram selecionadas para compor essa rede de ensino e formação para o hidrogênio verde, estabelecendo centros que terão equipamentos de laboratório e materiais didáticos comprados na Alemanha.

 

Programação

O roteiro da missão à Alemanha inclui o parque industrial Höchst em Frankfurt, o Instituto Federal de Formação Profissional em Bonn, a Universidade Técnica em Colônia, o Centro de Pesquisa Jülich e o Centro de Competência de Hidrogênio H2 em Herten. “São instituições entre as mais importantes de pesquisa e formação da Europa, agregando informações importantes para o projeto”, informa Benilton Medeiros.

 

Do SENAI Nacional participam da viagem Gustavo do Vale Dias Rosa, da Superintendência de Negócios Internacionais e Sandro Portela Ormond, Especialista de Desenvolvimento Industrial. A comitiva do SENAI-RN é composta por Benilton Medeiros Nunes, coordenador do projeto, e pelos coordenadores técnicos Gefferson Almeida Moura e Raniere Rodrigues Melo de Lima.

 

A equipe potiguar permanecerá na cidade alemã de Stuttgart nos dias 7 e 8 de novembro, para um aprofundamento nas pesquisas avançadas e prospecção de novos negócios dentro do plano de internacionalização do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER).

 

Hidrogênio verde 

O hidrogênio verde é considerado uma fonte de energia de grande potencial e uma alternativa energética disruptiva para o futuro. É visto como indispensável para a descarbonização da economia, além de poder ser usado como um meio de armazenamento de energia, fator crítico do setor elétrico – e possível caminho para exportações da energia renovável produzida no Brasil para outros países.

 

Esse tipo de hidrogênio é produzido pela eletrólise de água – um processo físico-químico que utiliza energia renovável ou de baixo carbono.

 

Mercado de trabalho 

O objetivo do SENAI é contribuir para uma indústria brasileira de hidrogênio sustentável fornecendo mão de obra qualificada para a cadeia produtiva, além de pesquisa, desenvolvimento, inovação e outros serviços tecnológicos em diversos segmentos industriais.

 

A identificação das competências essenciais para trabalhar com hidrogênio verde é apontada pela instituição como crucial para integrar os currículos dos cursos profissionais e de ensino superior existentes e desenvolver novas abordagens de formação.

 

Segundo o SENAI, a indústria deve gerar demanda de trabalho, especialmente em engenharia, planejamento e construção de instalações e manutenção para instalações de hidrólise.

 

Os centros de formação profissional que serão implantados por meio do projeto vão capacitar profissionais para essa indústria em diferentes níveis técnicos.

 

Montadores, instaladores e mantenedores vão receber qualificações básicas, no nível intermediário terá a especialização de operador e no nível superior serão formados gestores de, por exemplo, usinas de hidrogênio verde, de acordo com o coordenador da iniciativa, Benilton Medeiros.