A educação socioemocional tem emergido como uma prioridade central no contexto educacional contemporâneo. A capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar emoções — tanto as próprias quanto as dos outros — é essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes. Diante desse cenário, a SESI Escola de Referência de Mossoró realizou um projeto que envolve a inteligência socioemocional para os estudantes.
Após uma exibição do filme “Divertida Mente”, o projeto estimulou os alunos a identificarem e nomearem suas emoções, enquanto aprendem a importância de cada sentimento para o crescimento, autoconhecimento e controle das emoções.
Para isso, os estudantes precisaram refletir sobre perguntas como: quem é a pessoa que me olha pelo espelho? Como eu me vejo? Quem está na minha sala de comando? Criando ilhas de personalidades posteriormente, e a fase final do projeto é com o teatro das emoções produzido por eles mesmo. É um aprendizado que se torna uma verdadeira festa!
As professoras Ilana Kelly e Kalidiany Lima, responsáveis pela disciplina de Projeto de Aprendizagem, foram responsáveis pela execução do projeto, instigando a reflexão sobre autoconhecimento, sentimentos, emoções e como lidar com o “eu”.
“Trabalhar as emoções e a forma como as sentimos e lidamos com elas é de suma importância para viver coletivamente”, afirma Kalidianny. “O autoconhecimento dos estudantes contribui em grande medida para o desempenho deles no processo de ensino aprendizagem. Logo, o trabalho que estamos executando se faz necessário para ajudar o nosso alunado nessa jornada”, completa a professora.
De acordo com a professora Ilana, “a partir dessas propostas, trabalhamos a perspectiva do estudante olhar sobre si mesmo, criando espaços de expressão das mais variadas maneiras: escrita, imagens, desenhos, oralidade, e por fim, atuação, buscando um desenvolvimento completo, inclusive se baseando nas inteligências de Gardner”, comenta.
A psicóloga escolar Thayane Andrade também contribuiu com a iniciativa. “Essa abordagem se configura como um elemento-chave no crescimento de crianças e adolescentes, sendo fundamental para o fortalecimento de competências como empatia, autoconhecimento e resiliência”, explica.
“São habilidades que não apenas influenciam o bem-estar emocional, mas também têm um impacto direto no aprendizado e nas relações interpessoais dos nossos alunos. Nesse contexto, a inteligência emocional emerge como uma competência crucial para enfrentar as complexidades da vida cotidiana, tanto no âmbito pessoal quanto acadêmico”, conclui a psicóloga.