Setor de energias renováveis do RN é apontado por jovens e profissionais com nível superior como potencial para geração de emprego

30/05/2022   16h25

 

Os jovens do Rio Grande do Norte reconhecem potencial de empregabilidade do setor de energias renováveis do Estado. Essa também é a percepção da maioria dos potiguares que fizeram um curso de graduação em uma faculdade ou universidade, de acordo com a pesquisa MAIS RN/Conectar. O levantamento, encomendado pela Federação das Indústrias (FIERN) ao Instituto Conectar, mostra a opinião do norte-rio-grandense a respeito de temas relacionados a comportamento, sentimento em relação ao Estado e perspectiva para o próximo ano.

 

A sondagem mostra que 45% dos norte-rio-grandenses, na faixa etária entre 25 e 34 anos, respondem “energia renováveis”, diante da pergunta sobre qual opinião possuem sobre “as áreas com maior potencial para geração de emprego e renda no Estado”. O reconhecimento de que essa atividade é a que tem maior possibilidade de gerar oportunidades de trabalho chega a 54% entre os potiguares com formação em nível superior.

 

Além de energias renováveis, construção civil também é citada com percentuais expressivos (51%), nas respostas à pergunta sobre qual o segmento com potencial para geração de emprego, na faixa etária entre 35 e 44 anos. Tecnologia da informação é apontada por 53%, entre os que têm 16 a 24 anos.

 

Esses são alguns dos índices mais elevados obtidos pela Pesquisa MAIS RN/Conectar na secção “Dimensão Emprego”, com os dados estratificados. O relatório detalhado foi divulgado na reunião da diretoria da FIERN, realizada na última sexta-feira (27), dentro da programação da Semana da Indústria. A pesquisa traz a opinião dos potiguares a respeito de temas relacionados a comportamento, sentimento em relação ao Estado, perspectiva para o próximo ano e trabalho, em um levantamento inédito sobre taxas de esperança social no Estado.

 

Os percentuais estratificados também mostram que, na faixa etária entre 16 a 24 anos, está o maior índice dos que afirmam “abrir o próprio negócio” ser a melhor opção para um recém-formado, respostas dada por 33% desses jovens.

 

Entre os que afirmam ter o desejo de “sair do Rio Grande do Norte” para trabalhar: 66% têm entre 16 e 24 anos; e 67%, entre 25 a 34 anos. A maioria (61%) dos que têm nível superior também sairiam do Rio Grande do Norte, se tivessem uma oportunidade de trabalho. Entre os que concluíram o ensino médio, 50% expressam o desejo de permanecer no RN.

 

Os destinos escolhidos mais citados, em caso de buscar uma oportunidade para sair do RN, foram: São Paulo, com 27%; outros países, 15%; Rio de Janeiro, 12%; e outros estados, 8%. Ainda foram apontados como opções: Paraíba, com 6%; Ceará, com 5%; Goiás, com 4%; Pernambuco, Santa Catarina, Minas Gerais e Brasília, esses quatro com 3%.

 

PESQUISA

A Pesquisa Conectar/Mais RN foi aplicada entre os dias 6 e 10 de maio de 2022, realizada junto à população de 16 anos ou mais do Rio Grande do Norte, tendo como fonte da amostra o censo e o PNAD no IBGE e coleta de dados na aplicação de entrevistas pessoais. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro de 3,1% para mais ou para menos. O resultado foi divulgado dentro da Semana da Indústria, realizada entre 23 e 28 de maio.

 

O relatório com os dados detalhados está disponível no Portal da FIERN, por meio do link: https://www.fiern.org.br/pesquisa-mais-rn-conectar-potiguar-tem-confianca-em-um-futuro-melhor-quer-comprar-casa-propria-e-acredita-no-crescimento-estado/