SIMETAL-RN realiza Assembleia Extraordinária com aprovação de reforma estatutária

13/05/2025   16h39

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Rio Grande do Norte (SIMETAL-RN) realizou, nesta terça-feira (13), uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), na Casa da Indústria, em Natal. O encontro reuniu representantes do setor para deliberar sobre a reforma do Estatuto Social e do Regulamento Eleitoral do sindicato.

As propostas foram debatidas e aprovadas com o objetivo de modernizar a gestão sindical e alinhar as normas internas às novas demandas do setor industrial, de acordo com o presidente do sindicato, Vilmar Segundo. Ele explica que a reforma estatutária irá proporcionar independência ao SIMETAL-RN e maior atuação nos municípios potiguares.

 

“A gente já atuava no estado como um todo, porque a Grande Natal e a região da Grande Mossoró eram cobertas pelo nosso sindicato e, agora, de fato, com essa reforma nós ficaremos responsáveis pelo estado como um todo, não precisaremos mais da assinatura da FIERN para atuar junto com a gente, para firmar acordos, fazer melhorias para a categoria”, explica.

 

Vilmar Segundo destaca ainda que a mudança é uma oportunidade de modernizar o sindicato. “Vemos como um ganho e com a possibilidade de crescimento para o setor. Nós, com a luta do presidente Roberto Serquiz, estamos aumentando nossa base sindical, fortalecendo as empresas que estão afiliadas e acredito que a mudança irá somar”, completa.

 

Na sequência, a AGE teve como principal ponto a aprovação da prestação de contas do exercício de 2024, que também foi aprovada pelos presentes. “Aproveitamos a oportunidade para modernizar os termos do sindicato, para modernizar cláusulas financeiras que já existiam e que hoje não se usam mais. Então, deixamos o nosso estatuto mais moderno e atual para poder atravessar as dificuldades que existem nas negociações”, conclui o presidente do SIMETAL.

 

 

A reunião contou ainda com a participação do consultor credenciado do IEL-RN, Henderson Oliveira, economista, que apresentou uma consultoria de elaboração de estudo de viabilidade para obtenção de incentivos fiscais estratégicos, como o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (Proedi).

O Proedi concede descontos no ICMS para empresas que se instalam ou desejam ampliar suas instalações no território potiguar. O benefício fiscal destina-se a estabelecimentos industriais novos e também aos já existentes no estado.