Sindicato de Indústrias Metalúrgicas recebe estudo sobre potencial do setor e ampliação da base sindical

28/03/2024   13h42

A criação de uma rede de negócios entre os sindicatos associados e a entrega do SINDIMAIS RN foram debatido em reunião entre a Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Rio Grande do Norte (SIMETAL-RN). O encontro reuniu empresários associados ao sindicato, a equipe da Thêmata e do Observatório da Indústria Mais RN, na manhã desta quinta-feira (28), na Casa da Indústria.

Apresentado pelo gerente do MAIS RN, Pedro Albuquerque, o SINDIMAIS é um estudo com informações econômicas e o potencial de ampliação da base sindical de cada setor associado à Federação. O estudo integra uma série de levantamentos setoriais, elaborados pelo Observatório Indústria Mais RN e que estão sendo apresentados aos presidentes de cada sindicato.

Segundo o presidente do SIMETAL-RN, Vilmar Segundo, com os dados apresentados pelo observatório, os associados poderão ter acesso à quantidade geral de empresas que podem se juntar ao sindicato. Além disso, também foi abordada por ele a possibilidade da criação de uma rede de negócios entre os sindicatos da casa, com uma troca ativa de produtos entre eles.

“Esse era um dado que não tínhamos e essa é uma ferramenta que vai dar uma abrangência e uma capacidade de crescimento muito grande para nosso sindicato. No ‘brainstorm’ que aconteceu aqui, estamos desenvolvendo ferramentas que irão se unir com outros sindicatos e criar uma rede de contatos e negócios dentro da própria FIERN, ou seja, poderemos fortalecer o nosso sindicato gerando negócios para outros sindicatos dentro da Federação”, disse.

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e Mercado, Ana Adalgisa Dias, destacou a estratégia proposta pelo SIMETAL, que visa fortalecer as cadeias produtivas e facilitar a interlocução entre os participantes. “A ideia do SIMETAL é unir os sindicatos da indústria e fazer com que haja um intercâmbio de produtos produzidos pelas empresas associadas de todos os sindicatos. Então, já pensamos como ‘clusters’ para que as cadeias produtivas tenham essa interlocução”, complementou Dias.

Também participaram da reunião os associados do SIMETAL-RN, Tercina Suassuna, Hugo Bezerra e Lenice Campelo; o consultor Renato Garcia, da RG Consultoria, o assessor da Thêmata, Pablo Ruiz; e o analista de Negócios do MAIS RN, João Lucas Dias.