Sindicatos de Reciclagem e de Material Plástico recebem estudos para ampliação da base sindical

8/03/2024   14h44

O presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Rio Grande do Norte (SINDRECICLA-RN), Etelvino Patrício de Medeiros, e a presidente do Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Rio Grande do Norte (SINDIPLAST-RN), Maria da Conceição Tavares, receberam novas edições do SindiMais, estudos sobre os setores com informações econômicas para a ampliação da base sindical.

As entregas foram na manhã desta sexta-feira (08.03) — feitas pela coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias — em reuniões específicas com cada presidente de Sindicato, para as apresentações das respectivas edições do SindiMais, com estudos voltados a cada setor.

Além dos presidentes dos dois Sindicatos, técnicos e executivos da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, também participaram a primeira tesoureira do SINDRECICLA-RN, Fernanda Beatriz; e a vice-presidente do SINDIPLAST-RN, Marize Duarte Tavares de Araújo.

“Estou surpreendido com o que foi apresentado. As informações que o SindiMais nos traz são de suma importância para o Sindicato. Apresenta possibilidade de possíveis novos associados, onde estão localizados e a tendência do setor”, afirmou Etelvino Patrício. “Então, mostra um direcionamento para que possamos fazer a captação e trazê-los para o nosso sindicato e, consequentemente, para a FIERN”, acrescentou.

Ele afirma que essa perspectiva de fortalecimento é positiva e atende uma demanda das entidades sindicais da indústria. “Queremos fortalecer o Sindicato e com toda a condição que a FIERN hoje está nos dando, com certeza ficará muito mais fácil”, comentou.

A presidente do SINDIPLAST-RN destacou que os estudos apresentados na edição do SindiMais têm o aspecto de apresentar dados que ajudam no planejamento das ações e ressaltou também as possibilidades dos programas e as iniciativas relacionadas com o Projeto de Meritocracia.

“A reunião foi excelente e muito proveitosa ao apresentar informações que podem contribuir com o Sindicato e a partir daí novas iniciativas deverão ser definidas com base neste estudo para avançarmos”, observou Maria da Conceição Tavares

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado afirmou que após a reunião com o presidente e demais dirigentes dos dois sindicatos demonstraram uma receptividade positiva e interesse em aproveitar as informações disponíveis no SindiMais para fundamentar as ações de fortalecimento da representatividade sindical.

Ela também ressaltou que os dirigentes dos dois sindicatos indicaram que planejam eventos, fóruns, articulações de cadeias produtivas para as quais a Unidades de Desenvolvimento Industrial está pronta para apoiar e assegurar o assessoramento necessário.

Texto e fotos: Aldemar Freire