Sindipesca-RN realiza visitas técnicas com autoridades e investidores para apresentar projeto do Complexo Internacional Pesqueiro e Naval

1/06/2022   16h21

O Sindicato da Indústria da Pesca do Rio Grande do Norte (Sindipesca-RN) realizou, na manhã desta terça-feira (1º), visitas técnicas à Agroindústria de Beneficiamento e Classificação do Atum da Ribeira (Produmar) e ao Terminal Pesqueiro de Natal (TPP Natal), dando início ao evento “Projeto: Complexo Internacional Agroindustrial, Pesqueiro e Naval”.

As visitas foram realizadas junto a representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Secretaria de Agricultura e Pesca do RN (SAP), oficiais da Marinha do Brasil e agentes financeiros públicos e privados.

O evento tem objetivo de apresentar o projeto de um complexo internacional da indústria pesqueira em Natal para as autoridades e investidores. Desenvolvido em parceria entre o Sindipesca-RN e o MAIS RN — núcleo de planejamento e pensamento estratégico contínuo da FIERN, o projeto busca alavancar a economia do mar no estado, além de tratar sobre parcerias público-privadas de modo a contribuir com avanços na logística das companhias pesqueiras.

A manhã iniciou com a apresentação do barco Nuevo Rodrigo Duran pelo presidente do Sindipesca-RN, Gabriel Calzavara. Ancorada no dique da Produmar, a embarcação possui as tecnologias mais avançadas para pesca e armazenamento de atum no estado.

Mesmo com equipamentos e instalações de referência no RN, o barco não possui a tecnologia Superfrozen, que permite armazenagem do pescado a temperaturas abaixo dos -60°, possibilitando viagens mais longas e produtivas. Outra tecnologia que está apresentada no projeto é o processamento do atum ainda na embarcação, de forma que o produto chegue em terra já pronto para comercialização. O investimento no complexo internacional de pesca possibilitaria um salto tecnológico com a adição desses equipamentos à indústria pesqueira do estado.

A visita seguiu com a inauguração de um dique flutuante da empresa TURC. O empreendimento servirá como estaleiro para manutenção de barcos na capital potiguar. Em seguida, foi realizada uma visita ao Terminal Pesqueiro de Natal. O equipamento, que foi construído para ser o principal ponto de processamento e armazenamento do setor de pesca no estado, não está em funcionamento. isso aqui é um patrimônio da pesca do RN. “O TPP Natal é um patrimônio da pesca do nosso estado. Infelizmente é uma instalação que sequer foi concluída, mas que tem local estratégico para alavancar a economia”, afirma o presidente do Sindipesca-RN.

“Temos procurado mostrar para as autoridades responsáveis pela política pública no setor de pesca e para os agentes de desenvolvimento que é preciso desenvolver ações que equilibrem o agronegócio da pesca no país e, no caso do Nordeste, no mercado do atum. Equilibrar no sentido de olhar para o setor de produção e transformação e apoiá-las para um salto tecnológico, diminuindo gargalos e direcionando crédito de forma que essas indústrias se tornem competitivas em nível internacional”, completa Calzavara.

“Esse complexo já é uma realidade. No bairro da Ribeira existem indústrias pesqueiras presentes há mais de 30 anos e um terminal pesqueiro abandonado, que desejamos inserir nesse projeto de complexo industrial”, conclui o dirigente sindical.

Durante as visitas, o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jairo Gund, afirmou que “conversamos constantemente com o empresariado para entender as demandas e buscar soluções”. “Temos o compromisso de criar políticas públicas que ajudem e que não atrapalhem quem produz, emprega e gera renda”, completou o executivo.

O secretário estadual de Agricultura e Pesca do RN, Guilherme Saldanha, ressaltou a necessidade de o poder público proporcionar um bom cenário para investimentos. “Temos a preocupação em sermos parceiros do setor de pesca, de não atrapalhar e, principalmente, ajudar quem trabalha e quem gera emprego com a pesca no RN”, afirmou.

À tarde, na Casa da Indústria, o grupo acompanhou as apresentações “Aspectos Sanitário e Logístico da exportação do pescado no Nordeste” e “Projeto: Complexo Agroindustrial, Pesqueiro e Naval do RN”.

Manhã
8h30 – Visita Técnica à Agroindústria de Beneficiamento e Classificação do Atum da Ribeira (Produmar)
9h30 – Visita Técnica ao Terminal Pesqueiro de Natal (TPP Natal)
10h30 – Visita ao Dique Flutuante no Terminal Pesqueiro de Natal