Sindirecicla-RN e cúpula da segurança do RN discutem enfrentamento a delitos em empresas de serviços estratégicos

25/09/2019   19h31

O Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do Estado do Rio Grande do Norte (Sindirecicla-RN), filiado à Federação das Indústrias (FIERN), e presidido pelo industrial Roberto Serquiz, se reuniu nesta quarta-feira, 25, na Casa da Indústria, para o I Encontro de Políticas de Enfrentamento e redução de delitos contra o patrimônio de empresas prestadores de serviços estratégicos ao Estado do RN.  O encontro pode resultar em procedimentos e critérios, que serão considerados como padrão, tanto na compra, quanto na venda de produtos recicláveis, que darão mais segurança e qualidade nas operações deste segmento industrial.

“Hoje a cúpula da segurança pública junto com o sindicato discute o enfrentamento a delitos na área de desvio e furtos de cabos elétricos das companhias estratégicas do estado. A época da sucata é passado, hoje somos indústria, e estamos para resolver as questões de resíduos sólidos do estado, mas também para ser parceiros nessa problemática”, disse Roberto Serquiz.

O evento contou com apresentação do Delegado Geral Adjunto da Polícia Civil, Odilon Costa, que expôs sobre os problemas enfrentados no estado no que se refere ao furto de materiais de empresas, como é o caso das empresas de telefonia e outra que utilizem cabeamentos.

“Infelizmente, é um fato corriqueiro, que sempre ocorre, não só aqui, mas em empresas de todo o Brasil. O estado do RN está saindo na vanguarda, porque nós estamos atuando em parceria com as empresas vítimas. É um trabalho que já vem sendo feito há cerca de um ano. Um trabalho de parceria com a polícia e corpo de bombeiros, secretaria de tributação e empresas”, explicou Odilon.

Para fazer a repressão, a polícia civil atua em diversas frentes e parcerias, desta vez a parceria é com o Sindirecicla que tem como função também proteger as empresas. “Ontem nossa divisão de combate ao crime organizado prendeu duas pessoas que tinham acabado de tirar mais de 20 baterias caríssimas, que custavam em torno de 74 mil reais, e eles venderam por 250 reais cada bateria, para uma receptadora no Alecrim, e nós vamos mostrar todo esse trabalho de repressão ao furto e ao roubo, já que esses crimes só acontecem porque tem o receptador”, acrescentou o Delegado Odilon.

Para Marcos Geris, delegado chefe da região metropolitana de Natal, é preciso evitar que a receptação aconteça. “Precisamos trabalhar ferramentas investigativas para atuar junto a quem está oferecendo o material para venda, por isso é tão importante todas estas parcerias”, afirmou.

O delegado da DHPP, Júlio Costa, explicou que o trabalho depende também de um esforço por parte das empresas. “Muitas vezes as empresas investem em equipamento de monitoramento, mas por exemplo, não investem em iluminação, e isso dificulta o trabalho de identificação do infrator. Outro ponto é que é preciso ter cuidado e observar e restringir o acesso de pessoas e veículos aos locais, essas medidas ajudam a coibir o crime”, acrescentou.

No contexto institucional, a delegada Ana Cláudia elogiou o evento, a iniciativa do presidente do sindicato, e explicou que a reciclagem é uma realidade atual, que fomenta a economia e a sustentabilidade. “Há o lado da população, que precisa da cultura da conscientização. Muitos não sabem ainda a importância da reciclagem. Precisamos avançar, trazer para a conscientização. Porque nós somos uma polícia cidadã, que também tem o papel de dialogar com a sociedade, e neste encontro estamos juntos realizando a troca de ideias pelo bem comum”, concluiu.

O evento aconteceu no auditório Joaquim Victor de Holanda, na Casa da Indústria, e contou com a participação de representantes das operadoras de telefonias, Oi, Tim, Claro e Vivo; de empresários do sindicato, do diretor da FIERN, Francisco Soares; do diretor regional do SENAI, Emerson Batista; do Gerente do Espaço Empresarial, Marcelo Dantas; gestores e colaboradores do Sistema FIERN e das polícias do Rio Grande do Norte.

O Sindirecicla reúne as empresas da categoria econômica das indústrias de coleta de resíduos não-perigosos, tratamento e disposição de resíduos não-perigosos, recuperação de sucatas de alumínio e recuperação de materiais plásticos. Entre as empresas associadas fazem parte as do ramo de recuperação de: plásticos, metais, eletroeletrônicos e resíduos da construção civil.

Por Jornalista Jô Lopes – Unicom/Sistema FIERN