SINDMÓVEIS-RN debate efeitos da transposição e empreendedorismo no maior evento moveleiro do NE

19/08/2022   12h05

O Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do Rio Grande do Norte (SINDMÓVEIS-RN) participou da 4ª edição do Congresso Moveleiro do Nordeste, em João Pessoa, nos dias 18 e 19 de agosto. Considerado o principal evento moveleiro do Nordeste, o Conemov tem objetivo de unir o segmento, fortalecer a economia da região, atualizar os participantes sobre o mercado nacional e internacional de móveis e mostrar novas expectativas e tendências do mercado.

O secretário do SINDMÓVEIS-RN, Washington Luiz, representou o presidente do sindicato, empresário Ney Robson, na mesa redonda “Os efeitos da transposição das águas do São Francisco no mercado moveleiro nordestino”. Além disso, Patrick Azevedo, empresário associado ao SINDMÓVEIS-RN, representou o sindicato na mesa que debateu a metamorfose empreendedora do Nordeste.

“Tivemos representantes de ministérios e secretarias presentes no evento, então pudemos passar nossa visão enquanto sindicato, fazer indagações e debater sobre como a chegada das águas do Rio São Francisco pode transformar o nosso setor”, aponta o presidente do SINDIMÓVEIS-RN.

Já Washington declara que “os benefícios dessa obra são muito grandes”. “Não apenas porque a água é utilizada em diversas áreas, desde fonte para sobrevivência até as várias cadeias produtivas da economia, então é uma obra que tem muito impacto positivo onde chega”, comenta o secretário do SINDMÓVEIS-RN.

Além de debates pertinentes ao setor moveleiro nordestino, o evento também aproxima os empresários que participam. “Participar de um evento como o Conemov traz muita conexão. Os empresários paraibanos são exemplo de recepção. Eles abrem as empresas para nos receber e isso é muito bacana”, afirma Washington Luiz.

O cenário moveleiro potiguar

Ao avaliar a situação do setor moveleiro no estado, o presidente do SINDMÓVEIS-RN destaca que um dos principais desafios é a qualificação da gestão. “Podíamos estar melhor, mas estamos atrasados na qualificação de gestão e na modernização de maquinários, se compararmos com outros estados. Pagamos um preço alto por termos protelado mudanças importantes no setor”, aponta.

Por outro lado, Ney Robson aponta que há possibilidade de avanços por meio do associativismo. Atualmente, o SINDMÓVEIS-RN prepara de um plano de ação para impulsionar o desenvolvimento do setor no estado. “Nossa intenção é reunir o setor para ouvir as principais demandas e, junto a entidades que possam nos auxiliar, como o SESI e o SEBRAE, desenvolver esse planejamento”, explica.

“Com isso em prática, podemos reforçar a credibilidade do SINDMÓVEIS-RN enquanto instituição, o que é muito importante até mesmo para oxigenar as filiações e aumentar o debate sobre como melhorar nosso setor”, completa o presidente.