O Sindicato das Indústrias de Reciclagem do Estado do Rio Grande do Norte (SINDRECICLA-RN), em parceria com a Bioma Soluções Ambientais, anunciou nesta terça-feira (24) o desenvolvimento do Selo Verde, um programa de certificação voltado a reconhecer e incentivar práticas sustentáveis nas indústrias de reciclagem do estado. O projeto, que conta com o apoio do Programa de Apoio à Competitividade das Micros e Pequenas Indústrias (Procompi), foi apresentado em Reunião Extraordinária com os associados.
O Selo Verde visa fortalecer a economia circular, agregando valor aos produtos reciclados e promovendo uma gestão ambiental mais eficiente. De acordo com o presidente do SINDRECICLA-RN, Etelvino Patrício, o objetivo da certificação é garantir mais segurança às empresas participantes e aumentar sua competitividade no mercado. “O selo é um diferencial de qualidade que pode ser apresentado aos clientes e fornecedores, reforçando o compromisso com boas práticas de sustentabilidade,” destacou.
Além de fomentar práticas sustentáveis, o Selo Verde também pretende gerar créditos de reciclagem e alinhar o setor aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), contribuindo para o crescimento econômico com responsabilidade ambiental.
Durante o encontro, o sindicato também deu boas-vindas a uma nova associada, a empresa Oleum Biocombustíveis. Patrício ressaltou o crescimento do sindicato e a importância do setor de reciclagem para o estado. “A reciclagem impacta diretamente nas questões sociais, ambientais e econômicas. Nosso objetivo é continuar expandindo essa atividade e seus benefícios para o Rio Grande do Norte,” afirmou.
Lançamento do novo site
Outro destaque da reunião foi a apresentação do novo site do SINDRECICLA-RN, desenvolvido por André Araújo, trainee da Unidade de Desenvolvimento Industrial (UDI). A plataforma foi criada para ser uma ferramenta eficiente de comunicação tanto para os associados quanto para o público em geral.
“Foi um grande desafio e uma satisfação desenvolver o site do SINDRECICLA-RN. Nosso principal objetivo era criar uma plataforma que ampliasse o alcance das empresas associadas e dos projetos que realizamos, refletindo o compromisso do sindicato com a inovação e a transparência,” disse Araújo.
O presidente Etelvino Patrício elogiou o trabalho realizado e destacou a importância do novo site para aumentar a visibilidade do sindicato e atrair novos contatos e associados. “Juntos constituímos essa nova página do sindicato, com uma nova roupagem, com nova cara. O nosso papel é justamente esse, tentar agregar e trazer mais contatos, mais empresas, mais associados para que a gente possa crescer ainda mais”, finaliza.
Acesse em: www.sindreciclarn.com.br/