Sistema FIERN promove palestras sobre gestão do estresse e saúde mental no ambiente de trabalho

24/09/2024   15h08

 

 

O Sistema FIERN, por meio da Gerência de Desenvolvimento Humano e Corporativo, realizou nesta terça-feira (24) a palestra “O Estresse é o Sal da Vida”, ministrada pelo psiquiatra Jales Clemente. O evento, em alusão ao Setembro Amarelo, reuniu colaboradores das casas SESI, SENAI, IEL e FIERN, e foi transmitido online para outras unidades do Sistema. Ainda nesta terça, a palestra será realizada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT/SENAI) e na Escola SESI São Gonçalo do Amarante.

 

 

A iniciativa contou ainda com a participação do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, que interagiu com os colaboradores ao final da palestra e destacou a importância da saúde mental no trabalho. “Esse momento é muito importante, pela mensagem e a reflexão que foram passadas. Nós precisamos estar juntos e ajudar uns aos outros, considerando cada um como família”, disse.

 

 

Janaíze Revoredo, coordenadora executiva de Serviços Corporativos, destacou a relevância da ação e a necessidade do cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho, como também da colaboração entre os funcionários na formação de uma rede de apoio. “A saúde mental é extremamente importante, e precisamos quebrar o tabu, aprendendo a lidar com o outro com empatia”, disse.

 

 

 

A gerente da unidade de Desenvolvimento Humano e Corporativo do Sistema FIERN, Kênia Costa, também incentivou os colaboradores a refletirem sobre o tema. “Vamos aproveitar essa oportunidade para pensar sobre nossa realidade, atuação diária e formas de enfrentamento das dores emocionais que todos enfrentamos”, destaca.

 

 

Durante a palestra, Jales Clemente abordou o estresse em diferentes contextos, trazendo estratégias práticas e terapêuticas para seu enfrentamento. Ele envolveu os participantes em dinâmicas que promoveram interação e troca de experiências. “Todo trabalho traz problemas e soluções. Quando lidamos com o estresse no trabalho, é sempre interessante, pois o foco de tratamento se torna claro”, ressaltou Clemente.

 

 

O psiquiatra é formado em medicina pela UFRN (2009), com residência na UNIFESP e especializações em sexualidade humana, dependência química, eletroconvulsoterapia e cetamina. Atua em Natal há 10 anos.