Superintendente da SUDENE apresenta ações estratégicas durante reunião de Diretoria da FIERN

28/04/2022   16h23

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) selecionou 52 cidades na região para descentralizar as ações de estímulo ao crescimento econômico, a partir do Plano Regional de Desenvolvimento (PRDNE), que tem a inovação como eixo central. A informação foi um dos destaques da palestra do superintendente da Sudene, general Araújo Lima, nesta quinta-feira (28), na Casa da Indústria, durante reunião da Diretoria da FIERN. No Rio Grande do Norte, as cidades selecionadas foram Natal, Mossoró e Caicó.

O presidente da FIERN, Amaro Sales, disse que os programas apresentados pelo superintendente abrem perspectivas de novas parcerias entre a Federação das Indústrias, principalmente por intermédio do Mais RN e SENAI, e a Sudene.

“Esses municípios estão sendo fortalecidos no G52, um grupo de cidades-polo e regiões intermediárias, criado pela Sudene com o objetivo de facilitar a construção de políticas públicas e aumentar a capacidade dos municípios em planejamento regional, financiamento e desenvolvimento de projetos”, destacou superintendente.

Ele informou que essas cidades escolhidas somam um Produto Interno Bruto de R$ 481 bilhões e têm uma população de 20 milhões de pessoas (34,5% da região e 9,2% do país). “Elas foram selecionadas para ampliar a capacidade de receber investimentos e, com isso, chegarmos aos pequenos produtores e também por intermédio delas poderemos ir aos pequenos municípios próximos”, explicou. Com isso, acrescentou, o projeto permite também à Sudene interiorizar suas ações.

Segundo o general Araújo Lima, o Programa de Desenvolvimento Federativo (PDF) é outra iniciativa voltada à gestão municipal, que propõe estimular o empreendedorismo e a inovação. Banco do Nordeste, Sebrae, ABDI, Ministério da Agricultura, Dnocs, MCTI/Insa, Senar, Agronordeste e cooperativas são parceiras nessa iniciativa.  Com o PDF, a meta é chegar aos municípios que “apresentam índices sociais mais desafiadores, ao mesmo tempo em que registram dificuldades relacionadas à administração pública, sobretudo nos aspectos relacionados a finanças, desenvolvimento de pessoal e planejamento”.

O superintendente da Sudene afirmou, na palestra durante a reunião da Diretoria da FIERN, que a autarquia tem também uma atuação na área de tecnologia, com o “Programa de Revitalização da Indústria Nordestina – NE 4.0”.

“Trata-se de um desdobramento do PE 4.0 (Residência Tecnológica em Indústria 4.0), voltado para a revitalização industrial através da capacitação de técnicos e gestores e viabilizado, inicialmente, por meio de uma parceria com o Governo de Pernambuco”, disse.

Ele também apresentou número sobre os fundos regionais que são conduzidos pela Sudene para estimular ou atrair investimentos na região.  O general Araújo Lima citou que nesta área os instrumentos de ação incluem os fundos regionais (FDNE e FNE) e os incentivos fiscais, “fundamentais na atração de empresas para a região”. No Fundo Constitucional do Nordeste, foram liberados ao Rio Grande do Norte (RN), R$ 25,8 bilhões em 2021.

“Essas informações atualizadas sobre a atuação da Sudene, com a exposição feita pelo superintendente a respeito do planejamento, da estratégica e das ações voltadas à indústria 4.0 mostram que há programas importantes e um planejamento para estimular a modernização do setor produtivo. Com isso, o SENAI e o MAIS RN podem ser parceiros e ter uma participação ainda mais integrada junto à Superintendência”, disse o presidente da FIERN, Amaro Sales.

Comenda

Durante a reunião de diretoria o presidente da FIERN anunciou também que foi aprovada, na terça-feira, 26, pela Diretoria da Confederação Nacional da Indústria, CNI, a entrega da Medalha do Mérito Industrial à empresária Conceição Tavares. A homenagem é a mais alta comenda conferida pela instituição e acontece anualmente.  A proposta da homenagem foi feita pelo próprio Amaro Sales de Araújo. A empresária Maria Conceição Tavares está no quarto mandato como presidente do Sindicato da Indústria de Material e Laminados Plástico do Rio Grande do Norte (SINDPLAST