O segundo dia do III Simpósio do Projeto Soldado Cidadão, que acontece até a quinta-feira (12), no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), fez jus a um dos objetivos do projeto que é proporcionar a troca de experiências em projetos e práticas bem-sucedidas.
Exemplo disso foi a apresentação da unidade em Bangu da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro/RJ. Que apresentou o case da promoção de um evento de gastronomia envolvendo todos os cursos oferecidos no polo. “Incentivamos a integração entre os alunos, professores e toda a comunidade escolar, cada turma apresentou um trabalho de forma teórica e prática”, diz o professor da FAETEC, Thiago Garcia.
Outro objetivo do projeto é expandir essas iniciativas em âmbito nacional, além de possibilitar novas parcerias.
Nesse contexto, a coordenadora de Educação do SENAI Natal/RN, Marcela Valeska Duarte, reforça que o projeto está celebrando 20 anos, dos quais 5 anos ativamente com o SENAI-RN. “A gente tem a meta de estar formando profissionais que vão ser egressos do exército, das Forças Armadas, para que eles saiam com uma ocupação alinhada às demandas da indústria”, diz.
“É importante que tenham uma formação e que possa seguir contribuindo para a sociedade e no geral. E nós temos uma meta pactuada com as Forças de formar, pelo projeto Soldado Cidadão, mil militares no RN, que serão egressos. E, utilizando tudo que o SENAI tem de melhor, toda a metodologia, fazer com que eles conheçam o que a indústria precisa, para que estejam formados dentro dessa necessidade e tenham um perfil de saída com o preparo. Pois precisamos de inovação, de empreendedorismo e toda a formação ampla para promover essa revolução na educação profissional”, enfatiza Marcela Duarte.
Para a supervisora pedagógica do SENAI-RN, Karol Alvez, supervisionar as turmas do projeto é uma experiência excelente. É maravilhoso fazer a supervisão. Nós tivemos várias reuniões com o Exército, que em conjunto com o SENAI-RN tornou possível selecionar vários cursos, para abranger várias áreas de atuação, e com isso os militares serem capacitados para o desenvolvimento do seu trabalho nos batalhões, e ao deixarem a instituição militar”, reforça.
O III Simpósio do Projeto Soldado Cidadão que acontece até esta quinta-feira (12) no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), com solenidade de encerramento prevista para as 15 horas.
Texto: Jô Lopes – SENAI-RN – Edição: Sara Vasconcelos – FIERN