11º Prêmio de Jornalismo do Sistema FIERN está com inscrições abertas

15/04/2024   17h07

 

O 11º Prêmio de Jornalismo do Sistema FIERN está com inscrições abertas a partir desta segunda-feira (15). As inscrições seguem até 15 de setembro. Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição correspondente ao eixo temático desejado e enviar o formulário preenchido por e-mail para premiojornalismo@fiern.org.br.

 

No formulário de inscrição, o participante deve incluir o link de acesso ao material jornalístico e anexar a reportagem ao e-mail em formato PDF (para texto ou foto), MP3 (para áudio) ou MP4 (para vídeo).

 

Lançado na última quinta-feira (11), o Prêmio de Jornalismo distribuirá R$ 100 mil em premiações para profissionais e estudantes em cinco eixos temáticos que destacam a contribuição do SESI, SENAI, IEL e FIERN para o desenvolvimento da indústria local.

 

A 11ª edição conta ainda com a adição de um eixo temático de concorrência nacional. Reportagens veiculadas local ou nacionalmente sobre “O papel do Rio Grande do Norte para a inovação e o desenvolvimento industrial do Brasil” poderão ser inscritas em texto, vídeo ou fotografia.

 

Outra mudança é que a premiação para estudantes concentra-se nas atividades desenvolvidas pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no eixo 4, com o tema “Gestão industrial em pauta: estágio, desenvolvimento de carreiras e formação executiva”.

 

O prêmio, promovido pelas entidades que compõem o Sistema FIERN, tem por objetivo incentivar a produção de reportagens sobre as atividades produtivas da indústria e o desenvolvimento econômico do estado do RN.

 

Confira os eixos temáticos e suas categorias:

 

Eixo 1: FIERN – “A Neoindustrialização: caminhos para o crescimento industrial potiguar”
Trabalhos inscritos neste eixo devem destacar a atuação da FIERN no âmbito institucional, na defesa dos interesses da indústria, no fomento da economia potiguar, no suporte e incentivo ao desenvolvimento industrial e sindical, e na formulação da política industrial.

 

Eixo 2: SESI – “Construindo a educação do futuro”
Os participantes devem submeter conteúdo jornalístico veiculado na imprensa do Rio Grande do Norte que aborde as atividades educacionais do SESI-RN para crianças e adolescentes, incluindo o modelo educacional das SESI Escolas em São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Macau, projetos conduzidos por educadores e estudantes, a proposta pedagógica, infraestrutura e resultados obtidos, além das iniciativas das SESITEC e Indústrias do Conhecimento e seu impacto nas comunidades, a Educação de Jovens e Adultos e o projeto de interiorização da Educação, entre outros.

 

Eixo 3: SENAI – “Educação profissional e pesquisa para impulsionar a indústria”
Os trabalhos concorrentes neste eixo devem mencionar as atividades de ensino, pesquisa e inovação promovidas pelo SENAI no Rio Grande do Norte relacionadas às energias renováveis e à indústria verde.

 

Eixo 4: IEL – “Gestão industrial em pauta: estágio, desenvolvimento de carreiras e formação executiva”
Os trabalhos concorrentes devem ser de autoria exclusiva de estudantes de Comunicação Social – Jornalismo e devem abordar iniciativas em formação executiva, promoção e suporte ao estágio e desenvolvimento de carreiras, além de projetos e programas promovidos pelo IEL no RN.

 

Eixo 5: Sistema FIERN – “O papel do Rio Grande do Norte para a inovação e o desenvolvimento industrial do Brasil”
Neste eixo, os trabalhos inscritos devem apresentar produzido por jornalistas profissionais e veiculado na imprensa tanto no RN quanto em qualquer um dos estados brasileiros, ou em veículos de abrangência nacional, que mencionem atividades ou iniciativas de uma ou mais entidades que compõem o Sistema FIERN (FIERN, SESI, SENAI e/ou IEL) que contribuam para a inovação e desenvolvimento no contexto da indústria brasileira.

 

Para conferir o edital e a ficha de inscrição, acesse: tinyurl.com/5d37h624