CTGAS-ER inicia certificação no padrão de competência com referência alemã

17/07/2020   15h19

 

O CTGAS-ER recebeu a autorização pela “EIC Trier -IHK/HWK- Europa- und Innovationscentre GmbH”, uma instituição da Alemanha, para fazer as avaliações e certificar os técnicos que forem aprovados nas bancas examinadoras, com base em competências que sequem padrões alemães.

A primeira certificação de um técnico em eletrônica que passou por um curso de instalador em sistemas fotovoltaico foi feita e os demais alunos desta turma também devem passar pela banca examinadora.

 

Há aproximadamente três anos os alemãs vêm treinando professores do CTGÁS-ER e para fazer a certificação de acordo com os padrões deste país europeu. Desde o ano passado, estão sendo aplicadas essas orientações à primeira turma piloto do curso instalador em sistemas fotovoltaicos e agora um dos alunos participou da prova de certificação. Os alunos desta turma são profissionais com experiência na área elétrica e agora fizeram um curso de aperfeiçoamento em tecnologias e instalação fotovoltaica.

 

Os avaliadores da certificação são representantes de empresas que exercem atividade na área de fotovoltaica e podem apresentar novas ideias, aproximando a realidade da profissão as salas de aula do SENAI.

O novo modelo de avaliação da certificação implantado, com a capacitação no modelo alemão por competência é resultado da parceria com a EIC Trier -IHK/HWK- Europa- und Innovationscentre GmbH.

 

A formação foi feita junto a professores, supervisores pedagógicos do SENAI-RN, além de gestores e empresários.

 

Por Aldemar Freire – jornalista FIERN