CTGAS-ER conquista certificações que ampliam treinamentos para trabalho seguro em parques eólicos

7/12/2021   18h13

Imagem registra um dos momentos da auditoria que ampliou certificações do CTGAS-ER para oferecer treinamentos GWO/BST

 

O Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI no Rio Grande do Norte, conquistou certificações inéditas que ampliam, no Brasil, a oferta de treinamentos especializados em tornar o trabalho mais seguro dentro dos parques eólicos.

 

Oficializadas este mês pela Global Wind Organization (GWO), as certificações significam, na prática, que cursos conhecidos como GWO/BST, do inglês Basic Safety Training (Treinamento Básico de Segurança), que já eram oferecidos pelo Centro presencialmente em Natal e na modalidade Educação a Distância (EAD), poderão ocorrer a partir de agora também in loco, nos próprios parques, normalmente localizados no litoral ou em cidades do interior.

 

“Esse é um reconhecimento que amplia a homologação que já tínhamos, passando a incluir a possibilidade de treinamentos “mobile”, ou seja, em uma unidade móvel do SENAI – um caminhão que recria o ambiente de treinamento e pode ser deslocado para onde há a demanda – além de on site, quando o instrutor vai para dentro da estrutura do cliente, realizando o treinamento em campo, mas, por exemplo, com turbinas eólicas disponíveis localmente, fora do centro de treinamento e da unidade móvel”, explica Rodrigo Mello, diretor do CTGAS-ER.

 

“As novas homologações”, disse ele, “são uma demonstração clara do comprometimento do SENAI com o setor eólico no Brasil e vão possibilitar à instituição atender mais e melhor a essa indústria”.

 

Unidade móvel do SENAI-RN passa a ter sinal verde para treinamentos fundamentais para o trabalho em parques eólicos

 

Indústria
O CTGAS-ER é um dos cinco centros de educação e tecnologias do SENAI no Rio Grande do Norte, estado líder em geração de energia eólica em terra e uma das zonas já apontadas como mais promissoras para investimentos na área também offshore, no mar.

 

O Centro está localizado no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN em Natal e é referência do SENAI no Brasil em educação profissional para energias e gás. Desde janeiro deste ano, é certificado para oferecer o GWO/BST presencialmente e EAD.

 

Até o dia 6 de dezembro, 51 alunos haviam passado pelo treinamento, entre técnicos, supervisores em parques eólicos e engenheiros procedentes do Rio Grande do Norte e dos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco.

 

Com as novas homologações, o sinal verde para treinamentos presenciais, no Centro, e à distância, com aulas práticas presenciais, é mantido, mas abrem-se também as duas novas frentes de trabalho em campo.

 

“Estamos buscando avançar cada vez mais para as demandas da indústria eólica, que sabemos ser crescente e pujante em nosso Estado”, disse o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista. “Com esse novo Certificado GWO, podemos atender toda a demanda dessa indústria, seja ao público em geral que busca nossa Unidade e espaço para qualificação e trabalho na área, seja à indústria diretamente em seus parques, com aperfeiçoamentos aos profissionais sem ter que deslocá-los para os treinamentos”.

 

Treinamento ensina técnicas de trabalho em altura – na construção ou manutenção de parques – de forma segura

 

Auditoria

A gerente de qualidade do CTGAS-ER, Erika Correia de Lima, explica que as homologações foram concedidas após auditoria externa analisar infraestrutura, equipamentos, qualificação dos instrutores, além do treinamento em si, os sistemas de avaliação e de gestão de qualidade na área. A auditoria foi realizada presencialmente no período de 25 a 29 de outubro e, de forma remota, em 1º de novembro.

 

O treinamento engloba módulos que ensinam técnicas de combate a incêndio, primeiros socorros, além de manuseio manual de cargas e trabalho em altura – na construção ou manutenção de parques, por exemplo – de forma segura.

 

“É um treinamento de 40 horas que mostra como trabalhar em parque eólico em segurança. Somos o único Centro de treinamento do Brasil habilitado a oferecer o GWO nessas quatro modalidades (presencial, EAD, on site e mobile)”, diz a gerente, apontando redução de custos de logística, a possibilidade de capacitação em locais de difícil acesso e a otimização do tempo entre as vantagens existentes no on site e no mobile.

 

Módulos da capacitação também ensinam primeiros socorros, entre outras técnicas necessárias para o trabalho seguro

 

SAIBA MAIS – Índice de satisfação é de 100%

Uma pesquisa realizada em junho pela supervisão pedagógica do CTGAS-ER com egressos do treinamento e representantes de indústrias do setor mostra que 100% dos entrevistados aprovam a experiência oferecida pelo Centro, 97% deles como “muito boa” e 3% como “boa”. Entre os alunos, foram analisados itens como organização, conteúdo, carga horária, comunicação de ideias, conhecimento e preparo dos instrutores, além de materiais utilizados e instalações.

 

No caso das empresas, o índice de satisfação considerou aspectos como gentileza no atendimento das demandas da companhia, agilidade e eficiência na realização dos cursos, pontualidade e acompanhamento dos instrutores junto aos alunos. A pesquisa é realizada semestralmente. Esta foi a primeira edição.

 

“Esse é um curso jovem no SENAI-RN, com alto valor agregado e com uma metodologia que segue um padrão de qualidade adotado por diversos países, líderes no setor de energia. Os resultados que conquistamos são permanentemente buscados por toda a equipe, porque não dá para trabalhar mais ou menos com segurança no trabalho, e isso, a 100 metros de altura nos parques eólicos”, diz Rodrigo Mello, diretor do CTGAS-ER.

 

“A busca”, complementa ele, “é por perfeição”.

 

SERVIÇO
O que: GWO/BST
Próximas turmas no CTGAS-ER (previsão):
08/12/2021 a 17/12/2021
13/12/2021 a 22/12 2021
24/01/2022 a 06/02/2022
01/02/2021 a 11/02/2022

Mais informações e matrículas:
Secretaria escolar do CTGAS-ER (84 3204.8114 – fixo e WhatsApp) ou pelo site do Senai/RN (https://www.rn.senai.br/gwo/).