SENAI-RN recebe pesquisadores da ArcelorMittal, maior produtora de aço do mundo

23/09/2022   16h54

Pesquisadores discutiram possibilidades de parceria com o diretor do SENAI-RN Rodrigo Mello, e o coordenador de P&D do ISI-ER, Antonio Medeiros

 

O Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN recebeu nesta sexta-feira (23) pesquisadores da maior produtora de aço do mundo, a ArcelorMittal. 

 

“Nós viemos buscar oportunidades não somente no setor, mas também algum tipo de parceria que possamos explorar em outros projetos”, disse o especialista de Pesquisas e Desenvolvimento da companhia, Flavio Jose Saraiva Rodrigues. “Ficamos impressionados com a estrutura do SENAI e com o modo de gestão de projetos de parceria”, acrescentou.

 

Com capacidade de produção anual de 12,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 7 milhões de toneladas de minério de ferro, a ArcelorMittal possui plantas industriais em seis estados brasileiros e 11 centros de pesquisa.

 

“Podemos dizer que um dos objetivos do nosso centro de pesquisa é gerar conhecimento. E um dos focos da visita foi justamente conhecer o core business, a atividade principal de vocês, e onde a gente pode se ajudar”, disse Jetson Lemos Ferreira, pesquisador da companhia. A visita, segundo ele, desperta possibilidades de parcerias nas áreas de educação, serviços, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).

 

Referência

 

O Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, que recebeu os pesquisadores nesta sexta-feira, é o complexo que sedia, em Natal, os principais centros de referência do SENAI no Brasil para PD&I com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – e para serviços e soluções de educação profissional voltados às indústrias de energia e do gás, o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER). 

 

O complexo também engloba um Habitat de Inovação para grandes indústrias e será endereço da Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais (FAETI), do SENAI-RN – recém-credenciada pelo Ministério da Educação – e do “Polo de Aceleração de Negócios em Energias Renováveis do Brasil”, que o SEBRAE-RN vai implantar, para atendimento a startups e a micro e pequenas empresas de todo o país.

 

O diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e o coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do ISI, Antonio Medeiros, apresentaram as principais frentes de trabalho e os laboratórios da instituição com foco, especialmente, em energia solar e eólica, incluindo o laboratório de ensaios de materiais compósitos e o único túnel de vento do Brasil dedicado a calibrações do setor eólico.

 

Visita técnica incluiu o único túnel de vento do Brasil dedicado a calibrações do setor eólico e outros laboratórios com foco em energia eólica e solar

 

Oportunidades

 

Mello observou que o horizonte mostra grandes possibilidades para a indústria metal-mecânica na cadeia produtiva do setor de energias renováveis. 

 

Soluções metálicas, já presentes em parques de energia solar e eólica onshore (em terra), encontram oportunidades de inserção também em novos mercados que a atividade abrirá no Brasil, como a energia eólica offshore – que tem perspectivas de implantação dos primeiros parques eólicos no mar antes de 2030.

 

“O desenvolvimento dessa nova fronteira passa necessariamente por soluções metálicas ”, ressaltou Rodrigo Mello. “O SENAI e a ArcelorMittal”, disse ele, “são dois gigantes que precisavam se encontrar” nesse contexto.

 

“Esse é um encontro natural e começamos com ele um relacionamento que certamente vai gerar soluções importantes para o ISI-ER, para a empresa e, especialmente, para o setor de energia”, disse. 

 

Diversas linhas de ação poderão surgir a partir dessa aproximação, na visão do diretor. “Hoje foi o dia da tempestade de ideias, o dia do conhecimento, do encontro inicial. Nós fizemos muitas provocações, recebemos muitas provocações e não tenho medo de dizer que muitas outras ainda virão”, observa.

 

O especialista de Pesquisas e Desenvolvimento da companhia, Flavio Jose Saraiva Rodrigues, destacou que, a partir do encontro, “a intenção é fortalecer cada dia mais a possibilidade de novos projetos”. “Eu acho que são projetos de ganha-ganha e acredito que dois grandes parceiros podem estar surgindo”, complementou ele.

 

A visita técnica realizada pelos pesquisadores também contou com a participação de William Alber da Silva Farias e Ana Luiza dos Santos, estudantes de engenharia de materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – instituição que, assim como o SENAI-RN, integra o ecossistema de inovação do estado e com a qual a siderúrgica já desenvolve projetos.

 

Confira outras imagens na galeria: