SUPORTE AO EMPRESÁRIO

Órgãos de Apoio Técnico

Há diversos órgãos que oferecem todo tipo de apoio, seja para abrir uma empresa, para pesquisa e desenvolvimento ou ainda para financiar um empreendimento. Abaixo é possível consultar os principais órgãos de apoio técnico ao empresariado e trabalhadores do Rio Grande do Norte.

AGROPECUÁRIA

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural

O EMATER tem a missão de promover o agronegócio, com foco na agricultura familiar, através do serviço de extensão rural pública, acompanhando a implementação de novas técnicas no campo.

 

Clique aqui para mais informações.

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

A EMBRAPA é uma empresa de inovação tecnológica com foco na geração de conhecimento e tecnologia para a agropecuária brasileira. Promove a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação através da transferência de tecnologia, com quase 50 unidades descentralizadas no exterior.

 

Clique aqui para mais informações.

EMPARN – Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte

A EMPARN tem a missão de gerar, adaptar e transferir conhecimento e tecnologia para o agronegócio potiguar, através de pesquisa direta ou da cooperação com instituições afins. Também está entre os seus objetivos colaborar com a formulação, a orientação e a coordenação da política do setor agropecuário no Estado.

 

Clique aqui para mais informações.

FAERN – Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte

A FAERN tem a missão de representar, organizar e fortalecer os produtores rurais do Rio Grande do Norte e defender os seus direitos e interesses, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental do setor agropecuário.

 

Clique aqui para mais informações.

INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

O INCRA tem o objetivo de implementar a reforma agrária de forma legal e participativa e também oferece assistência técnica, crédito para instalações e apoio à infraestrutura.

 

Clique aqui para mais informações.

SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

O SENAR é uma instituição de direito privado, vinculada à FAERN, que tem como missão desenvolver ações de formação profissional rural e atividades de promoção social voltadas às pessoas que vivem e trabalham no campo, além de assistir as entidades empregadoras na promoção e elaboração de programas de treinamento.

 

Clique aqui para mais informações.

COMÉRCIO E SERVIÇOS

JUCERN – Junta Comercial do RN

A JUCERN é o órgão público a recorrer no momento de registrar uma empresa. Ela executa e administra, no âmbito estadual, os serviços de registro público de empresas mercantis e atividades afins, dando publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos atos jurídicos das empresas submetidas a registro.

 

Clique aqui para mais informações.

SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

O SENAC é o principal agente de educação profissional voltado para o setor do comércio de bens, serviços e turismo, oferecendo cursos para qualificação de gestores e mão de obra em geral.

 

Clique aqui para mais informações.

SESC – Serviço Social do Comércio

O SESC tem como missão a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor de comércio de bens, serviços e turismo, por meio de serviços subsidiados e de excelência.

 

Clique aqui para mais informações.

SEST/SENAT – Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte

SEST e SENAT são entidades civis sem fins lucrativos criadas com o objetivo de valorizar os trabalhadores do setor de transportes.

 

Clique aqui para mais informações.

ENERGIA

CERNE – Centro de Estratégias em recursos Naturais e Energia

O CERNE é um centro de pesquisas independente voltado para a concepção, discussão e implementação de estratégias públicas e privadas relativas ao aproveitamento sustentável dos recursos naturais e energéticos do Nordeste Setentrional do Brasil.

 

Clique aqui para mais informações.

CTGAS-ER – Centro de Tecnologia do Gás e Energia Renováveis

Sediado em Natal/RN, o CTGAS-ER atende todo o país seguindo os eixos de educação profissional, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços para dar suporte à indústria de gás natural e energias renováveis.

 

Clique aqui para mais informações.

INDÚSTRIA

SINTEC – Sindicado Dos Técnicos Industriais de Nível Médio no Estado do Rio Grande do Norte

O SINTEC tem como missão a defesa, o estudo, a coordenação, a proteção e a representação legal dos técnicos industriais de nível médio, com ou sem vínculo empregatício, em todo o Estado.

 

Clique aqui para mais informações.

SESI – Serviço Social da Indústria

O SESI tem a missão de promover a qualidade de vida do trabalhador e seus dependentes e é um importante aliado do empresário industrial.

 

Clique aqui para mais informações.

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O SENAI tem como missão a promoção da educação profissional, bem como a transferência de tecnologias industriais, para contribuir com o desenvolvimento industrial do Rio Grande do Norte.

 

Clique aqui para mais informações.

NE-APL – Núcleo Estadual de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais do Rio Grande do Norte

O NE-APL está sob a coordenação da SEDEC e organiza os APLs locais, analisando suas propostas e promovendo articulações institucionais com vistas a dar o suporte necessário.

 

Clique aqui para mais informações.

IEL – Instituto Euvaldo Lodi

O IEL tem como missão realizar a integração entre o universo do conhecimento e o setor produtivo através da prestação de serviços de educação e desenvolvimento empresarial.

 

Clique aqui para mais informações.

FIERN – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte

Com a missão de fortalecer a indústria representando seus interesses, a FIERN é liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e é um importante parceiro do empresário industrial com operações em território potiguar.

 

Clique aqui para mais informações.

MICRO E PEQUENA EMPRESA

SEBRAE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Tem atuação focada no fomento à competitividade das micro e pequenas empresas e o objetivo de tornar os benefícios da gestão empresarial acessíveis ao micro e pequeno empreendedor, como o acesso à informação, tecnologia e metodologias de gestão, produção e comercialização.

 

Clique aqui para mais informações.

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

SUINTEC – Subcoordenadoria de Inovação Tecnológica do Estado do Rio Grande do Norte

A SUINTEC tem entre suas atribuições orientar a iniciativa privada no que concerne às oportunidades de investimento no setor de ciência e tecnologia no Estado.

 

Clique aqui para mais informações.

FUNPEC – Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura

A FUNPEC tem o objetivo de promover a integração entre a UFRN e a comunidade através de parcerias com instituições públicas e privadas. Ela estimula, apoia e gerencia atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento científico, tecnológico e cultural produzidas pela UFRN.

 

Clique aqui para mais informações.

FAPERN – Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Norte

A FAPERN tem a missão de apoiar e fomentar os projetos de pesquisa realizados em instituições públicas ou privadas, além de criar, complementar e modernizar a infraestrutura necessária ao desenvolvimento científico e tecnológico. Também concede bolsas de estudos e pesquisa no país e no exterior e atualiza acervos bibliográficos e bancos de dados e de transmissão de informação.

 

Clique aqui para mais informações.

CODET – Coordenadoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Rio Grande do Norte

A CODET é um órgão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) responsável pelas atividades de apoio ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado, utilizando recursos do FUNDET – Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 

Clique aqui para mais informações.

OUTROS

SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo

O SESCOOP é uma instituição de direito privado que atua no monitoramento, capacitação, promoção social e divulgação das cooperativas, e é responsável por disseminar a educação e a formação cooperativista.

 

Clique aqui para mais informações.

DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos

O DIEESE é uma entidade de abrangência nacional que atua nas áreas de assessoria, pesquisa e educação. Sua atuação se expande às áreas de emprego, renda, negociação coletiva, desenvolvimento e políticas públicas.

 

Clique aqui para mais informações.

FEMURN – Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte

Tem como finalidade principal representar os municípios do RN, procurando integrá-los como comunidade estadual, defendendo os seus interesses, assistindo e assessorando os prefeitos e buscando o desenvolvimento integrado do Estado e de cada município e região.

 

Clique aqui para mais informações.

SEDEC – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Norte

A SEDEC incentiva o desenvolvimento geral do Estado, e tem como eixos principais de atuação: indústria, recursos minerais, energia, comércio, serviços, ciência e tecnologia; com a articulação de outros órgãos e entidades competentes.

 

Clique aqui para mais informações.