Abertura do Fashion Revolution aborda moda com consumo consciente e sustentável

16/04/2024   11h12

Começou a Semana Fashion Revolution em Natal. Evento realizado do Complexo Cultura da Rampa, na noite da segunda-feira (15), reuniu as entidades parceiras para abrir a série de atividades que seguem até o dia 24 de abril, com encerramento que apresentará o documentário ‘Pontos Invisíveis que costuram o Rio Grande do Norte’.

A abertura foi marcada pelo ‘Fashion Talks’, que vai tratar do tema ‘Abordagens e Perspectivas do Mundo da Moda’. Em seu discurso de abertura, a coordenadora e embaixadora local do movimento Fashion Revolution, Vivian Pedrozo, chamou a todos para encampar “a revolução na moda”.

“Esse ano comemoramos os 10 anos de Fashion Revolution no mundo, queremos incentivar que todas as pessoas reconheçam o seu potencial ativista. Cada um de nós tem o poder, como cidadãos globais, de transformar o sistema atual. Transformar a indústria da moda não é uma tarefa da noite para o dia. Serão necessárias muitas pessoas, abordagens e perspectivas para chegar lá”, diz Vivian.

Para ela, a força do Fashion Revolution é a diversidade. “As várias atuações da nossa rede para alcançarmos nosso objetivo comum, que é uma indústria da moda justa, segura, limpa, transparente e responsável”, reforça a responsável Fashion Revolution Natal.

Uma das palestrantes da noite foi a deputada federal Natália Bonavides, que ressaltou a importância da reflexão trazida pelo movimento. “É importante Refletir qual o impacto da moda como indústria, qual o impacto da moda na questão ambiental e qual é o significado da moda como expressão da cultura, como forma de comunicação, como às vezes até forma de reprodução de opressões”, disse Bonavides.

QUEM FAZ SUAS ROUPAS?

Quem faz suas Roupas? Esta é uma das principais perguntas que o movimento faz em âmbito global, chamando para que ao comprar, os consumidores fiquem atentos para as condições de trabalho dos profissionais que fazem as roupas vendidas.

O Fashion Revolution é um movimento pensado para gerar uma reflexão sobre a indústria da moda. A iniciativa surgiu após o desabamento dos noves andares do edifício Rana Plaza, na capital de Bangladesh, onde milhares de pessoas trabalhavam, em condições precárias, para a indústria da moda.

Por isso, a tragédia gerou o falecimento de mais de 1.000 pessoas (e mais de 2.500 feridos), em meio a máquinas de costura e tecidos — a história pode ser conferida no documentário ‘The True Cost’.

Com o acontecimento, em 24 de abril de 2013, foi proclamado o Fashion Revolution Day, que acontece anualmente desde então. Além da data para refletir sobre sustentabilidade e consumismo, a semana também envolve uma série de iniciativas.

PLACAS COM PERGUNTAS NAS REDES SOCIAIS

Além do ‘Fashion Talks’, durante o evento os convidados posaram para fotos com placas que simbolizam o movimento no mundo inteiro. Essas fotos circulam pelo mundo através das redes sociais chamando para o movimento.

Entre os convidados que posaram para fotos está a ex-aluna do SENAI Moda RN, Renata Cunha. Hoje aluna do curso de Engenharia Têxtil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Renata é uma ativista da moda circular e uma das idealizadoras do movimento ‘Natal Brechó’.

“Escolhi a placa “Eu garimpo suas Roupas” que define bem o trabalho que realizo junto às mulheres empreendedoras no ‘Natal Brechó’. Vivemos em um momento em que o mundo mudou, precisamos pensar e fazer o consumo consciente, abordar o tema, chamar para a conscientização e formação da cultura desse novo mundo”, diz Renata.

PROGRAMAÇÃO

O Fashion Revolution segue até o dia 24 de abril, confira a programação para esta terça-feira, 16:

16/04 – PAINEL DE DISCUSSÃO “CARREIRAS NA MODA POTIGUAR”
Quem: Rosangela Dantas (figurinista), Matheus Henrique (stylist e jornalista), Walkyr Campos (stylist e maquiador) e Arthur Anjos (editor-chefe @cartolamag).
Quando: 16/04, 20h
Onde: Sala S12 (Prédio 1) UnP – Av. Sen. Salgado Filho, 1610 – Lagoa Nova, Natal – RN – Aberto ao público

16/04 – PALESTRA “FASHION REVOLUTION: NOSSA MISSÃO, VALORES E RAZÕES PARA EXISTIR”
Quem: Vivian Pedrozo (@modadobem.rn).
Quando: 16/04, 19h

Texto: Jô Lopes