Ações em educação e em saúde e segurança do trabalho são destaques na reunião do Conselho Regional do SESI-RN

27/04/2023   15h50

O Conselho Regional do Serviço Social da Indústria (SESI-RN) apresentou as ações em Educação e os números de destaque nos atendimentos de saúde e segurança nas indústrias. As iniciativas foram apresentadas pelo superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, durante a reunião do Conselho realizada nesta quinta-feira (27), na Casa da Indústria.

Uma das ações de destaque foi a participação de 36 alunos das escolas de São Gonçalo do Amarante e Mossoró na maior competição de robótica educacional do Brasil, o 5º Festival SESI de Robótica, que aconteceu na Arena Mané Garrincha, em Brasília, de 15 a 18 de março. Duas das seis equipes que representaram o SESI-RN foram premiadas na competição. A equipe SESI SENAI P0t1bot conquistou o prêmio Spirit Awards – que celebra o time que conseguiu desenvolver o melhor trabalho em equipe – na categoria FIRST Robotics Competition (FRC). E a equipe Jovens Punarés venceu o prêmio Técnico Destaque, na modalidade FIRST LEGO League (FLL).

“É uma alegria participar de um evento como o Torneio de Robótica e ver o entusiasmo dos jovens”, comentou o presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SESI-RN, Amaro Sales. “Também ficamos muito felizes com os resultados expressivos alcançados pelas equipes”, completa.

O superintendente do SESI-RN ressalta o incentivo por parte da equipe pedagógica para a participação dos alunos em ações extracurriculares, como torneios e olímpiadas educacionais. “Estamos sempre incentivando os alunos das SESI Escolas a participarem de todas as atividades que acrescentem conhecimento à vida deles, como olimpíadas, torneios e demais ações que impulsionem o aprendizado”, afirma Martins.

Outras ações realizadas na rede SESI Escola do estado que foram apresentadas na reunião foram as olimpíadas de Matemática e Biologia, projetos de valorização do meio ambiente, de xadrez, o Piquenique Literário e o Emprego: Currículo e Entrevista, que busca preparar os jovens para as interações do mercado de trabalho.

As iniciativas em Saúde e Segurança na Indústria (SSI) também foram apresentadas na reunião. Destaque para os números de atendimentos em empresas e de trabalhadores atendidos, que chegaram a 3.348 e 34.621, respectivamente.

Ainda na área da Saúde, se evidenciou a construção da nova SESI Clínica, na Avenida Prudente de Morais, onde antes funcionava o SENAI Clóvis Motta. “Com essa nova clínica, teremos a capacidade de atender 3 mil pessoas diariamente, garantindo qualidade no acompanhamento médico, nos exames, na assistência ao trabalhador e nos demais serviços que serão prestados”, frisou o presidente do Sistema FIERN.

A SESI Clínica Natal vai funcionar com o triplo da capacidade de atendimento em relação às atuais instalações, além de acesso facilitado e oferta de serviços com ganhos de agilidade na assistência aos usuários. Em relação à capacidade da unidade atual, terá o dobro de consultórios odontológicos e o triplo de consultórios médicos. A nova unidade deverá ser concluída até outubro deste ano.