AES Brasil divulga vagas de emprego em parque eólico com apoio do SENAI-RN

17/10/2022   15h06

Todas as oportunidades de emprego estão listadas no site da AES Brasil, onde é possível filtrar as vagas por local e tipo de cargo, por exemplo

A AES Brasil, geradora de energia elétrica 100% renovável, anunciou a abertura de seis vagas de emprego para atuação em parque eólico e em outras atividades da empresa no Rio Grande do Norte – e está divulgando as oportunidades no estado em parceria com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN. As vagas são para início imediato.

Os processos seletivos têm como foco profissionais de nível técnico e superior, em áreas como engenharia, segurança do trabalho, elétrica e eletrotécnica. A maioria apresenta, entre os requisitos, carteira de habilitação e disponibilidade para viagens.

De acordo com os anúncios que detalham os cargos, a empresa busca preencher ocupações em áreas como coordenação de usina eólica, coordenação de segurança, análise fundiária, operação e manutenção, além de engenharia de confiabilidade. Os locais de trabalho incluem os municípios de Lajes e Areia Branca.

Todas as oportunidades estão listadas no site da AES Brasil (https://aes.wd1.myworkdayjobs.com/pt-BR/AES_BRAZIL), onde é possível filtrar as vagas por local e tipo de cargo, por exemplo.

Diversidade

“Há oportunidades disponíveis para homens e mulheres”, ressalta a assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN, Amora Vieira, que lidera iniciativas de diversidade e inclusão no CTGAS-ER, em áreas como a de energias renováveis.

Em especial, acrescenta ela, “é importante que as mulheres percebam a carreira no setor de energia como possibilidade a seguir, seja em ocupações de nível superior ou nas que pedem formação técnica, em que conseguem experimentar, viver e saborear o que é uma profissão tecnológica”.

O alerta é apresentado por ela em um momento em que as mulheres são minoria na força de trabalho desse e de outros setores e em que uma série de investidas está em curso para mudar essa realidade.

Uma dessas investidas foi lançada em setembro deste ano, pela AES Brasil e o SENAI/CTGAS-ER.

Especialização

Um contrato assinado entre as partes prevê a realização da primeira Especialização Técnica em Operação e Manutenção de Parques Eólicos exclusivamente para mulheres no estado.

Sessenta vagas estão disponíveis por meio da iniciativa (Clique aqui para saber mais). As inscrições para seleção estão abertas e recebem candidaturas até 21 de outubro, a próxima sexta-feira, ou, antes dessa data, se alcançado o total de 1 mil inscritas.

O Programa de Capacitação está alinhado a estratégias do SENAI-RN com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e inserido no compromisso da AES Brasil de ampliar a participação de mulheres nos quadros da empresa, com criação de oportunidades para o desenvolvimento de carreira dentro dos escritórios e capacitação da mão de obra feminina para ampliar sua presença na operação.

A Companhia divulgou crescimento percentual de 32%, no último ano, do quadro funcional formado por mulheres e afirma que a participação feminina tende a crescer com os investimentos recentes.

Amora Vieira, do SENAI, frisa que a parceria com a AES Brasil foi firmada em 2022 com foco na educação profissional e se amplia agora com o reforço na divulgação das vagas de emprego.

“O nosso objetivo é potencializar a empregabilidade de alunos e alunas do SENAI e da sociedade de forma geral, então estamos atuando como um mecanismo para que as pessoas compreendam que o investimento em qualificação profissional na área de renováveis gera frutos verdadeiros dentro e fora do estado”, acrescenta ela.