AES Brasil e SENAI-RN dão largada à 1ª Especialização Técnica para mulheres focada em eólicas

10/02/2023   16h51

A AES Brasil, empresa geradora de energia 100% renovável, e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, darão início, na próxima quarta-feira (15), à primeira Especialização Técnica para mulheres com foco em Manutenção e Operação de Parques Eólicos, no Rio Grande do Norte. A aula inaugural do curso será realizada a partir das 11h no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT), sede do CTGAS-ER, em Natal. Clarissa Sadock, CEO da AES Brasil, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales, o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, representantes do Governo do Estado, outras autoridades e alunas do curso estão entre as presenças esperadas.

O objetivo da iniciativa é ampliar a participação feminina e buscar cada vez mais igualdade em um setor em franca expansão, em que profissionais homens ainda são a maioria. Ao todo foram selecionadas 76 mulheres com formação em eletrotécnica, mecânica e segurança do trabalho. O curso terá carga horária de 460 horas – o equivalente a aproximadamente seis meses – e será oferecido gratuitamente, com aulas online (ao vivo) e um encontro presencial, no CTGAS. A aula presencial será no CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil em formação profissional para a indústria de energias renováveis.

O Programa de Capacitação, criado por meio da parceria firmada em 2022, está alinhado às estratégias da AES Brasil e do SENAI-RN com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em prol de avanços em áreas como oferta de educação de qualidade, redução das desigualdades e igualdade de gênero. Também está inserido em esforços relacionados ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, que tem as duas instituições como signatárias.

A AES Brasil nasceu em 1999 como uma empresa de geração de energia 100% renovável, um dos seus grandes diferenciais. O Rio Grande do Norte é um importante polo de crescimento para a Companhia, onde possui em operação os complexos eólicos Salinas, em Areia Branca, e Ventus, em área que abrange os municípios de Macau e Galinhos.

Outro empreendimento, o Complexo Eólico Cajuína, no qual tem contratos de autoprodução de energia firmados com BRF e Unipar, está em obras. Atualmente em construção dos primeiros 695 MW de capacidade instalada, a primeira fase do empreendimento terá 324,5 MW; e a segunda, 370,5. O Complexo Eólico Cajuína está localizado na região dos municípios de Lajes, Angicos, Fernando Pedroza e Pedro Avelino e poderá chegar a uma capacidade instalada total de 1,6GW.

Evento Inaugural – Início da Especialização Técnica para mulheres focada em parques eólicos

Data: 15 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: 11h (recomendamos chegar ao local às 10h30)

Local: Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER