Agenda Propositiva entregue pelo presidente da FIERN à governadora defende cinco projetos de lei

8/05/2023   18h44

Entregue pelo presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, à governadora Fátima Bezerra, a Agenda Propositiva 2023 para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte defende a elaboração de cinco projetos de lei para envio à Assembleia Legislativa. Os projetos de lei são para definição das políticas industrial, de educação técnica, de concessões, de turismo e ambiental. A entrega da Agenda Propositiva 2023 aconteceu na manhã desta segunda-feira (8), na Casa da Indústria, sede da Federação. Na ocasião, ficou definida a formação de um Grupo de Trabalho para assegurar o diálogo para execução de pontos propostos no documento.

A Agenda Propositiva apresenta propostas em sete áreas: Educação Pública, Lei de Concessões, Política de Turismo, Gestão de Ativos, Licenciamento Ambiental, Porto de Natal e Energias. O documento foi elaborado pelo Mais RN – núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação [leia aqui mais informações sobre o detalhamento do documento].

“A Agenda Propositiva é complementada desde 2021, quando foi entregue a primeira versão, com estudos, informações, dados e projetos. Com isso, a Federação entende que o Estado, ao fazer sua parte, consegue avançar no desenvolvimento econômico”, afirmou Amaro Sales, após a entrega. “Nesse documento, constam temas e assuntos importantes para o Rio Grande do Norte. Em alguns aspectos, houve avanço, como na Lei do Gás; em outras áreas estamos em diálogo, a exemplo dos projetos da Leis de Concessões e no licenciamento ambiental”, observou o presidente da FIERN.

Ele acrescentou que essas questões que precisam ser discutidas foram abordadas no documento, que também fez uma avaliação sobre a situação atual das propostas feitas em 2021. Agora, com o Grupo de Trabalho e a referência da Agenda Propositiva atualizada — destacou — deverão ter novos desdobramentos. “A governadora recebeu de forma positiva e poderemos ter novos resultados”, acrescentou.

A governadora Fátima Bezerra também demonstrou confiança nas possibilidades da Agenda Propositiva. “Haverá continuidade da parceria com o segmento empresarial da indústria representado pela FIERN. Isso com diálogo e responsabilidade e em busca do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, apontou. Ela considera que a Agenda Propositiva está nessa direção. “Reforça compromissos e deve ampliar parcerias em áreas como educação, no modelo de concessões, na educação, em infraestrutura”, comentou.

Para o diretor primeiro tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, um dos aspectos principais da Agenda é a avaliação feita da situação em cada uma das áreas na quais foram feitas propostas na primeira versão do documento em 2021. “Esse momento de avaliação é prioritário, porque daí podem ser feitos os ajustes necessários nesta nova edição. Isso foi um momento positivo da reunião que tivemos com a governadora e seus secretários, uma vez que além deste diagnóstico, também tivemos a possibilidade de apontar caminhos”, ressaltou Roberto Serquiz, que também é presidente eleito da FIERN para mandato que inicia em outubro deste ano.

O diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, faz um prognóstico positivo das iniciativas sugeridas que tem como objetivo buscar um diálogo institucional. “A FIERN tem iniciativa e protagonismo com relação à definição de uma política industrial no Rio Grande do Norte e o Mais RN se consolida como uma ferramenta útil para contribuir nesse sentido. Por tudo isso, essa Agenda é particularmente relevante para sugerir ao Poder Público ações que podem ser executadas”, disse.

“Estamos fazendo nosso papel enquanto Federação das Indústrias apresentando proposta, trazendo informações novas para que o governo possa ver com mais clareza a nossa atitude em querer ajudar com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Ficamos satisfeitos com a valorização dessas propostas e também por o Poder Público entender que oferecemos algo importante para somar aos esforços, principalmente com projetos de lei”, ressaltou Marcelo Rosado, diretor da FIERN.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, acredita que as iniciativas para ampliar a infraestrutura estadual vão resultar em novos investimentos. “O Rio Grande do Norte poderá ter um grande momento. Essa parceria é correta, colaborativa, participativa e promissora”, disse. “Trata-se de um momento profícuo com relação às propostas que a FIERN tem defendido, principalmente no que diz respeito à iniciativa como a Lei das Concessões”, observou o vice-governador Walter Alves.

A reunião para entrega da Agenda Propositiva também teve a participação dos secretários estaduais Raimundo Alves (Chefia do Gabinete Civil), Paulo Varela (Recursos Hídricos), Virgínia Ferreira (Projetos Especiais) e Daniel Cabral (Comunicação); do secretário adjunto Sílvio Torquato (Desenvolvimento Econômico); do diretor-presidente do IDEMA-RN, Leonlene Aguiar; do coordenador de Tributação e assessor técnico, Neil Armstrong; do superintendente Corporativo do Sistema FIERN, Glaucio Ferreira Wanderley; do chefe de gabinete da Presidência, Helder Maranhão; do superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; da gerente da Unidade de Comunicação, Juliska Azevedo; do diretor de Operações do SENAI-RN, Emerson Batista; do diretor de Operações do SESI-RN, Gontran Azevedo; do coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, e do gerente do Núcleo de planejamento estratégico contínuo da FIERN, Pedro Albuquerque.