Alunos da Escola SESI vão participar de Torneio Internacional de Robótica no Líbano

10/06/2019   09h30

 

 

 

A equipe Galaxy Forces do SESI Escola representará o Brasil no Torneio Internacional aberto do Líbano First Lego League 2019, na cidade de Byblos. O Torneio começa na próxima sexta-feira (14) e vai até domingo (16). A vaga da equipe do SESI-RN foi garantida durante o Torneio Nacional de Robótica do SESI, realizado em Março de 2019 na cidade do Rio de Janeiro.

 

Equipes de todo o mundo se reunirão no Líbano para participar da primeira competição internacional de robótica do mundo árabe, serão 74 times e 500 competidores de 46 países. O evento acontecerá na Lebanese American University, uma das principais instituições de ensino superior no Líbano que está situada na cidade de Byblos ou como é comumente conhecida no Líbano como Jbeil, uma das mais antigas cidades habitadas do planeta.

 

O Torneio Internacional aberto do Líbano First Lego League 2019 é a culminância da temporada para todas as equipes da FIRST LEGO League, mais de 34.000 equipes de 100 países em todo o mundo trabalharam em suas competições locais para se qualificar para este evento no Líbano, e hoje, das 34.000, apenas 74 equipes do Oriente Médio, África, Ásia, Europa, América do Norte e do Sul estarão representando suas nações no cenário global, onde a diversão, a animação e uma atmosfera amigável são a principal preocupação de todos os envolvidos nesse esporte para a Mente.

 

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de 9 a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida (a idade máxima de 16 anos é considerada até 30 de abril do ano seguinte ao do lançamento do desafio).

 

Criado em 1998 pela FIRST® em parceria com o Grupo LEGO, o torneio propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO® Mindstorm®.

 

A competição de robótica pode ser usada no ambiente escolar, mas não é projetada exclusivamente para esse propósito. Reunidos em times de dois a dez integrantes*, que podem estar associados a uma escola, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que liderados por dois técnicos adultos, os jovens usam a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.

 

No Brasil, o Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) é a instituição responsável pela operação oficial da FIRST® LEGO® League. Desde que passou a operacionalizar a competição, o SESI tem promovido anualmente a organização de torneios regionais e do torneio nacional, a mobilização de novas equipes de robótica, a capacitação de técnicos e avaliadores voluntários, bem como a articulação da competição realizada no Brasil com os operadores internacionais, estimulando a participação de equipes brasileiras em eventos no exterior.
O SESI RN é operador do torneio desde a temporada 2014/ 2015.

 

A Escola SESI acredita que o projeto fortalece capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como programar robôs autônomos para cumprir as missões.

 

 

A temporada – Into Orbit
A cada ano, um novo tema do mundo real é lançado, ele vai nortear o desafio da temporada e servir de base para as avaliações do Torneio de Robótica, a serem realizadas em todas as regiões do país. Na temporada INTO ORBIT, a missão das equipes no Projeto DE PESQUISA é identificar e propor uma solução a um problema físico ou social enfrentado por seres humanos durante viagens de exploração espacial de longa duração dentro do sistema solar do nosso Sol.

LEIA MAIS DETALHES SOBRE O TORNEIO, A EQUIPE E SEU PROJETO

 

O QUE:
Torneio Internacional aberto do Líbano First Lego League
Equipe Classificada: Galaxy Forces ( Sesi Escola )
Local: Cidade de Byblos, Líbano
Data: 14 a 16/06/2019

 

A DELEGAÇÃO DO RN:
LEONARDO GARCIA ( Técnico ); RENALLE FÁTIMA, JOSÉ ALFREDO, VANESSA PRAXEDES, LUCAS ROCK, NÉFI ÂNGELO (Competidores); ANA KARENINE E ANDERSON VIEIRA (EQUIPE TÉCNICA DE APOIO).

 

O PROJETO DA EQUIPE GALAXY FORCES
Problemática
No espaço os astronautas estão constantemente sobre um estado de imponderabilidade, visto que se encontram sob um estado de microgravidade (baixa gravidade), precisando assim de menos força para movimentar os seus músculos. Desse modo, o corpo humano “absorve/elimina’’ o excedente de músculos para facilitar o metabolismo, causando uma atrofia muscular. Quando os astronautas retornam à Terra, eles têm grande dificuldade para andar e até mesmo para mover uma parte do corpo, necessitando de um tempo de recuperação e de tratamento de cerca de 6 meses.

 

 

Solução
A solução desenvolvida pela equipe para tal problema foi criar uma roupa utilizando elásticos do tipo theraband usados na fisioterapia terapêutica, para que assim os/as astronautas, no seu dia a dia, estivessem sob uma força constante sendo aplicada sobre certas partes do corpo atrofiadas. Fez-se necessário utilizar os músculos que não estavam sendo utilizados anteriormente, prevenindo-os da atrofia. A roupa também pode ser útil em exercícios, substituindo algumas partes do módulo MED-2 utilizado na ISS (Estação espacial internacional), cujo envio e manutenção custam milhares de dólares, reduzindo extremamente os custos das viagens espaciais e melhorando a vida do/da astronauta e do seu sistema respiratório e cardiovascular através de exercícios constantes e diversificados, possibilitados através do projeto.