Alunos da SESI Escola fazem homenagem às mães na fábrica da Guararapes em ação do Instituto Riachuelo

22/05/2023   12h33

Realizar o sonho de conhecer o local onde a mãe trabalha e homenageá-la se tornou possível para 20 alunos da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, que na tarde da última sexta-feira (19), foram recebidos pelo presidente do Conselho da Indústria Guararapes, Flávio Rocha, na Guararapes, numa ação para homenagem alusiva ao Dia das Mães promovida pelo Instituto Riachuelo em parceria com o SESI. Há mais de 70 anos no mercado, a Guararapes é um dos maiores grupos de moda do Brasil.

Ao receber os alunos, Flávio Rocha ressaltou a importância da educação e da geração de emprego e renda, felicitou os presentes e se dirigiu aos alunos com palavras de motivação.

“Vocês estão conhecendo, aqui, hoje, um motivo de orgulho para o Estado do Rio Grande do Norte, esse é talvez o maior parque de confecções montado do mundo. Esta é uma forma de transformar a vocação do nosso povo na área têxtil em empregos. Torço muito por vocês. Estudem bastante, tirem notas boas, pra vir aqui fortalecer o nosso time e ajudar a vestir o Brasil e democratizar a moda”, disse.

Para coordenadora do Instituo Riachuelo, Renata Fonseca, a ação é como uma semente. A missão do instituto é transformar vidas através do trabalho e da renda. Só que a educação também transforma vidas, então aqui a nossa missão vai se ampliando, a gente começa a transformar vidas também através da educação, e de realizações. Aqui nós estamos plantando uma sementinha para que esses alunos realizem sonhos”, destaca.

A Guararapes integra as operações de varejo, indústria e financeira, o que oferece ganhos de eficiência e agilidade às suas operações, desde o desenvolvimento do produto até sua chegada ao consumidor final. Suas lojas, escritórios, e fábricas reúnem cerca de 40 mil colaboradores, focados em democratizar a moda no Brasil. Estar unidos pelo propósito de conectar desejos a realizações também é outro foco do Grupo.

Passeio na planta industrial da Guararapes
Para conhecer o mundo que é a Indústria Guararapes, os alunos fizeram um passeio prolongado nos carrinhos de deslocamento interno da empresa e percorreram todos os galpões, conhecendo todo processo produtivo. Criação, desenvolvimento técnico, modelagem, pilotagem, aprovação, graduação e produção, entre outras tantas etapas que compõem o trabalho de suas mães.

Emocionados, ao longo do percurso, os alunos com cartazes decorados e mensagens de amor, nas mãos, encontravam suas mães. Uma gama de emoções de mães, filhos e funcionários tomou conta do espaço se misturando aos fios, tecidos, máquinas e roupas prontas.

Sinara da Silva, mãe de Miguel Pacheco, se diz sem muitas palavras para definir o sentimento com a surpresa de ter seu filho a homenageando na fábrica. “Que coisa linda, emocionante, amei”, diz enquanto abraça o filho.

A aluna Beatriz Mirelli ficou maravilhada. “Acho muito bacana essa ação, porque elas estão no trabalho concentradas, e essa visita que a gente vai fazer, é muito importante para elas também, não só pra gente’, diz.

A analista da empresa e mãe de Beatriz, Carla Regina Silva do Nascimento não esconde a emoção. “Eu achei lindo, uma surpresa assim que eu não imaginava aqui no meu trabalho. Nunca imaginei. Estou muito feliz. É muito lindo tudo isso”, se emociona.

Encerramento e homenagens
A ação para as mães foi finalizada com homenagem no refeitório da indústria. Durante o momento, as mães prestam depoimentos e destacam que nunca imaginaram colocar os filhos para estudar em uma escola no nível da SESI Escola, que é considerada referência em educação no Rio Grande do Norte.

“Todo ano a gente pensa em como homenagear as mães da fábrica e esse foi um jeito de ter alguns dos filhos aqui”, diz a analista de RH e Desenvolvimento do Grupo, George Augusto.

Já a gerente das fábricas de confecções, Ane Gonçalves, fala da alegria de receber os alunos. “Mostrar um pouco do dia-a-dia das mães e trazer essa emoção para a empresa, de os filhos ver onde as mães passam o dia delas, e poder proporcionar a eles o conhecimento dessa jornada que elas passam para sustentá-los, para dar uma boa vida para eles, com a dignidade e educação que os filhos merecem. É uma alegria muito grande ter esse momento aqui dentro”, comemora.

O diretor da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira, diz que o SESI acredita que um terceiro pilar na formação e na educação dos nossos alunos é a família. “Nesse momento em que a gente tem de poder retribuir, de trazer os alunos, para fazer essa homenagem, fortalecer esse laço, junto com o Instituto Riachuelo e a Guararapes, isso traz um ganho muito exponencial para todos esses alunos e para essa parceria”, defende o diretor.

A gerente executiva de educação do SESI-RN, Karenine Medina, diz que a parceria com a Guararapes e o Instituto Riachuelo é muito importante para a instituição. Foram 130 vagas que o Instituto Riachuelo abriu para o ano letivo de 2023 para os filhos dos funcionários da Guararapes.

“Isso é extrema importância, várias pessoas participaram para conseguir colocar seus filhos no Fundamental II ou no Ensino Médio da SESI Escola. Eles conseguiram a bolsa porque as mães ou os pais trabalham na Guararapes. Então a oportunidade de trazer esses meninos para celebrar uma data tão importante que é o Dia das Mães, uma pessoa que tem total significado na vida deles, é muito importante”, diz a gerente.

Karenine conta que foi tudo feito em segredo, para ser surpresa. “Trazer eles para o trabalho para homenagear as mães, fazer um simples cartaz, para eles tem sido uma revolução de alegria, o vento do ano. Porque foi tudo feito em segredo, nós informamos aos pais, pedimos permissão para trazer. São vinte alunos que representam os 130, para todos saberem que escola e família caminham juntas’, enfatiza.

No encerramento, além das homenagens, todas as mães foram presenteadas com brindes do Grupo Guararapes.

Texto e fotos JolopesRN