Alunos da SESI Escola lançam protótipos durante Mostra Brasileira de Foguetes na Barreira do Inferno

10/05/2023   14h05

 

Alunos da SESI Escola São Gonçalo do Amarante participaram da etapa regional da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), nessa segunda-feira (8), com o lançamento de protótipos de foguetes no Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI), em Natal. As equipes “Just of Look”, do Ensino Médio, e a “Dayax”, do Ensino Fundamental II, foram as grandes vencedoras da etapa regional.

 

Foram realizados, ao todo, 28 lançamentos com sucesso. “Todos os lançamentos atingiram alturas impressionantes. Os resultados obtidos demonstram a dedicação e o trabalho árduo de cada equipe”, comenta o diretor da SESI Escola de Referência de São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira.

 

A Mostra tem como objetivo incentivar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, além de promover o desenvolvimento de habilidades importantes como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.

 

 

Durante a MOBFOG, os alunos têm a oportunidade de projetar, construir e lançar seus próprios foguetes, seguindo critérios rigorosos de segurança e desempenho. Os foguetes são avaliados com base na distância percorrida, na precisão do lançamento e no tempo de voo, além de outros aspectos técnicos e científicos.

 

A parceria entre a SESI Escola e o Centro de Lançamento é de extrema importância para a promoção da competição experimental. O Centro de Lançamento Barreira do Inferno possui a infraestrutura necessária para realização dos lançamentos de foguetes, garantindo a segurança dos participantes e a qualidade das medições realizadas.

 

 

O diretor do CLBI, Coronel-Aviador Erivando Pereira Souza, destaca que o apoio às atividades educativas compõe a diretriz de comando do Centro. “A parceria com o SESI-RN evidencia o compromisso em incentivar e apoiar as iniciativas na formação e especialização da comunidade acadêmica e educacional. Nosso Centro de Lançamento é um local especializado em testar e lançar foguetes e temos a honra de abrir nossas portas para a realização de projetos e práticas educativos”, afirma.

 

Já o professor de Educação Tecnológica Mateus Zeca, expressou satisfação com os resultados alcançados. “Estamos encantados em ter contribuído para a Olimpíada Experimental, fornecendo aos alunos da SESI Escola a oportunidade de vivenciar a emoção da exploração espacial e o processo de desenvolvimento de foguetes. Acreditamos que experiências como essa são fundamentais para despertar o interesse pela ciência e tecnologia, área tão importante de conhecimento na nossa sociedade”, declara.

 

 

As equipes que se destacam na MOBFOG são selecionadas para a Jornada de Foguetes, que é uma etapa avançada da competição. A Jornada acontece anualmente, no Rio de Janeiro, e os estudantes têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades na área de ciência e tecnologia, trabalhando com especialistas e pesquisadores no desenvolvimento de projetos mais avançados.

 

A Jornada de Foguetes é uma oportunidade única para os estudantes que desejam seguir carreira na área de tecnologia e ciência, pois proporciona uma imersão em um ambiente de pesquisa e desenvolvimento, estimulando o pensamento criativo e a resolução de problemas complexos.

 

As equipes que mais se destacaram na etapa regional da MOBFOG foram:

 

Equipe Just of Look – alcance máximo de 189m

Equipe Firely – alcance máximo de 115 m

Equipe Dayax – alcance máximo de 111m

Equipe ART – alcance máximo de 110m

Equipe Centauris – alcance máximo de 90m

Equipe Eclipse – alcance máximo de 85m

Equipe Selenes – alcance máximo de 73m

Equipe Menos é Mais – alcance máximo de 70m

Equipe StarRocket – alcance máximo de 69m